A SOPRO – Solidariedade e Promoção ONGD, realizou no dia 29 de janeiro de 2025, pelas 17h00 no Colégio La Salle, uma Sessão de Apresentação do projeto “Bem-Me-Quer” no âmbito da aprovação do mesmo na Edição 2024 do Prémio Seniores do BPI e da Fundação “la Caixa”. Este é um prémio que tem como finalidade a promoção da melhoria da qualidade de vida das pessoas mais velhas, proporcionando uma vida mais independente e autónoma, em especial das pessoas que vivem em situação de solidão.
A Sessão de Apresentação foi direcionada para a comunidade de Barcelos, estando também presentes diversos autarcas locais, técnicos de entidades sociais e o vereador Dr. António Ribeiro, em representação do Município de Barcelos.
A SOPRO irá desenvolver este projeto no decorrer de 2025, com a finalidade de criar uma nova resposta para um envelhecimento ativo, saudável e seguro no concelho de Barcelos. Este projeto vem dar seguimento a um trabalho que tem sido feito pela SOPRO desde 2020, através do projeto “Amor Não Tem Idade”.
O Projeto Bem-Me-Quer pretende, através de diversas atividades como visitas semanais a pessoas idosas em situação de solidão/isolamento e um Espaço Intergeracional e Comunitário, constituir uma resposta única no combate ao isolamento/solidão dos idosos barcelenses mais vulneráveis e ainda diagnosticar, prevenir e retardar o declínio motor, cognitivo e funcional dos mesmos.
Fonte: SOPRO