Todas as escolas do 1.º Ciclo do Município de Barcelos, que ainda não possuem Biblioteca Escolar, podem agora inscrever-se na Biblioteca Escolar Itinerante, através do link: https://forms.gle/quvyhUG8Mrd3RPpu6. Ao todo, são 20 baús com 70 livros cada, de conteúdo diversificado, que vão de escola em escola para permitir que os alunos tenham mais oportunidades de leitura. A novidade desta iniciativa do pelouro da Educação e da Biblioteca Municipal é o lançamento do “Diário de Leituras”, que acompanha os baús de livros, e no qual os alunos podem registar as histórias que leram, quando e para quem as leram, recordar os seus autores e ilustradores e, de forma muito especial, registar o que sentiram ao lerem as suas histórias preferidas.
Para a Vereadora da Educação, Mariana Carvalho, “a leitura é fundamental na aquisição de conhecimentos, quer no percurso escolar, quer ao longo da vida”, acrescentando que “o objetivo deste ‘Diário de Leituras’ é possibilitar e potenciar que as crianças e os jovens leiam mais.” Depois do Hocus Pocus (HP), focado na literacia e no processo de aprendizagem da leitura e da escrita; do “Contarolar Histórias”, uma abordagem aos livros mais completa através da música; do Concurso Intermunicipal de Leitura do Cávado, com a escrita e leitura de textos; chega agora o “Diário de Leituras” que pretende afirmar-se como um verdadeiro passaporte para a leitura, onde os alunos podem registar as histórias que leram e os sentimentos que cada livro lhes despertou. Na introdução do Diário de Leituras, é feito um apelo a todos os alunos a quem este projeto se destina: “Sabias que a leitura é uma das atividades mais incríveis que podes fazer? Ela é como uma chave mágica que abre portas para novos mundos e muitas aventuras! Quando lemos, podemos viajar para lugares distantes, conhecer personagens especiais e aprender sobre coisas que nem imaginávamos. Cada vez que abrimos um livro, estamos a aprender novas palavras e a descobrir ideias diferentes. Além disso, a leitura ajuda-nos a ser mais criativos e, quem sabe, até a começar a inventar a nossa própria história! A Biblioteca Escolar Itinerante vai levar até ti livros sobre todos os tipos de aventuras: histórias com detetives, fadas, dragões, magos e castelos encantados, histórias para viajar pelo espaço, para explorar planetas distantes, florestas, montanhas ou ilhas desertas. Com o teu “Diário de Leituras” podes registar as histórias que leste, quando e para quem as leste, recordar os seus autores e ilustradores e, de forma muito especial, como te sentiste ao leres as tuas histórias preferidas! DESCOBRE QUE LER TAMBÉM PODE SER MUITO DIVERTIDO E TORNA-TE UMA CAMPEÃ OU UM CAMPEÃO DA LEITURA!”
Regras da Biblioteca Escolar Itinerante (BEI)
Em que consiste? A Biblioteca Escolar Itinerante integra 20 Baús, com 70 livros cada, de conteúdo diversificado. A cada aluno/a será entregue um Diário de Leituras, onde poderá registar as histórias que já leu, os seus autores e ilustradores, quando e para quem as leu e que sentimentos lhe despertou. Quais os objetivos? A Biblioteca Escolar Itinerante (BEI) assume uma função essencial ao abrir as portas do conhecimento e da leitura, garantindo que todas as crianças do concelho possam, desde cedo, embarcar numa viagem literária e nutrir uma paixão duradoura pelos livros. A quem se destina? Tem como público-alvo os estabelecimentos escolares do 1.º Ciclo do Ensino Básico do Concelho de Barcelos, que não possuem Biblioteca Escolar. Como funciona? O Baú deverá ser solicitado pelo professor/a coordenador/a do estabelecimento escolar à Biblioteca Municipal, através do preenchimento da ficha de inscrição. Para mais informações, deverá ser utilizado o email: [email protected]. Todos os livros que integram os Baús poderão ser emprestados para leitura domiciliária. O período de empréstimo do Baú à escola é de um mês, sendo renovado ou substituído por outro Baú ao longo do ano letivo. A entrega e a recolha dos Baús é assegurada pelos serviços da Biblioteca Municipal. No ato de entrega do Baú, é fornecido ao professor/a responsável pela requisição um dossiê com a listagem dos livros que integram o respetivo Baú, ficha de requisição do Baú, ficha de requisição do aluno/a e questionário de avaliação. No ato da recolha do Baú, é assinada a ficha de devolução pelo/a professor/a e pelo/a técnico/a da Biblioteca Municipal, servindo como documento comprovativo. Os casos omissos e o não cumprimento das Normas de Utilização serão resolvidos pelo Bibliotecário/a Municipal. |
Fonte: CMB