- Plantação de 100.000 árvores em 132 hectares, através de um Protocolo de 20 anos
- Parceria entre ANA / Clima Casa Comum para a Humanidade / Agrupamento de Baldios da Serra do Gerês, com apoio técnico da Natural Business Intelligence e UTAD – Universidade Trás-os-Montes e Alto-Douro
- Projeto de conservação e restauro de ecossistemas com ações de plantação, alinhado com o Programa de Reflorestação Local da VINCI Airports
No âmbito da estratégia ambiental e alinhada com o Programa de Reflorestação VINCI Airports, a ANA – Aeroportos de Portugal | VINCI Airports, em parceria com a Casa Comum da Humanidade e o Agrupamento de Baldios da Serra do Gerês, arrancam esta quinta-feira, 20 de março, em Terras de Bouro, com o projeto “Hectares de Biosfera” através de assinatura do protocolo que consagra a restauração de ecossistemas locais de alto valor natural ao longo de 20 anos.
A iniciativa promove a plantação de 100 mil árvores autóctones no Parque Nacional da Peneda-Gerês (PNPG), abrangendo uma dimensão geográfica de 132 hectares.
O projeto tem como finalidade proteger, restaurar, monitorizar e valorizar o capital natural do PNPG, território identificado como Reserva da Biosfera, uma área especialmente designada para aliar a conservação ambiental ao desenvolvimento humano responsável, através do envolvimento da comunidade local e dos parceiros da sociedade civil, academia e empresas.
Esta iniciativa integra-se no programa “Bioduca”, que promoveu a formação e sensibilização das populações residentes dos municípios de Montalegre e Terras de Bouro, assim como ações de conservação, melhoria e manutenção do património natural. Por via deste programa, foi possível criar a rede societal necessária para alavancar o projeto “Hectares de Biosfera”.
Além das vertentes de reflorestação e de capacitação, prevê-se a certificação no âmbito do Mercado Voluntário de Carbono (MVC) em Portugal.
O MVC incide em projetos de redução de emissões de gases de efeito estufa e de sequestro de carbono, priorizando a conservação da natureza e a construção de paisagens adaptadas aos possíveis efeitos das alterações climáticas em terrenos menos resilientes, como baldios e outros.
A Administração da ANA assinou este protocolo com a Casa Comum da Humanidade, o Agrupamento de Baldios da Serra do Gerês, a Natural Business Intelligence, a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro e membros de organismos de poder local, entidades que também apoiam este projeto.
Esta iniciativa integra as prioridades e compromissos da ANA – Aeroportos de Portugal e da VINCI Airports em alcançar a neutralidade de carbono na sua vasta rede de aeroportos até 2030.
O projeto alinha-se com o Plano de Ação do Clima corporativo nas componentes de resposta aos desafios das Alterações Climáticas através da proteção e promoção da biodiversidade, reforçando o seu papel ativo junto das regiões e comunidades em que a empresa opera e também da compensação das emissões residuais dos aeroportos ANA | VINCI Airports.
Fonte: VINCI AIRPORTS