Projeto VOAR da UNICEF Portugal promove participação ativa das crianças na vida escolar

A UNICEF Portugal promove, hoje dia 1 de abril às 14h30, um encontro presencial do “Grupo Consultivo de Crianças da Escola”, no âmbito do projeto VOAR – Vozes, Oportunidades, Ação e Respeito, que terá lugar no Centro Escolar de Maximinos, em Braga.
A consolidação de práticas inclusivas nas comunidades escolares, a promoção da participação ativa dos alunos na vida escolar e o reforço do sentimento de pertença das crianças face à escola, são os objetivos prioritários deste projeto que, de igual modo, pretende ampliar o conhecimento sobre os Direitos da Criança e o seu impacto na criação de comunidades escolares mais inclusivas e equitativas. O projeto VOAR visa ainda proporcionar espaços de diálogo e participação ativa dos alunos, incentivando a construção de um ambiente escolar respeitador da diversidade – onde as crianças se sintam incluídas, escutadas e valorizadas -, através de metodologias inovadoras e envolvimento de diferentes agentes educativos.
Mónica Pacheco, gestora de programas da UNICEF Portugal, refere que, “Com o VOAR, queremos que as crianças percebam que a sua opinião conta e que podem ser agentes de mudança na escola. Neste encontro em Braga, vamos ouvir as suas ideias e construir, juntos, uma escola onde todas as crianças se sintam incluídas e tenham verdadeiras oportunidades de participação”.
A iniciativa VOAR enquadra-se no protocolo de colaboração assinado em janeiro entre a Direção-Geral da Educação (DGE) e a UNICEF Portugal e que tem como finalidade a implementação de um projeto-piloto dedicado a assegurar uma educação de qualidade e com igualdade de oportunidades para todos, em escolas integradas no Programa Territórios Educativos de Intervenção Prioritária de quarta geração (TEIP4).
O encontro irá reunir a equipa da UNICEF e um grupo consultivo de cerca de 20 crianças do 1º ciclo, para explorar temas como o bem-estar, a inclusão e os seus direitos, através de atividades lúdicas e da construção coletiva de propostas para tornar a escola um espaço ainda mais acolhedor e participativo.
Fonte: UNICEF