Esposende reforça compromisso com o desporto com investimento superior a 458 mil euros

O Município de Esposende formalizou, esta semana, a assinatura de contratos-programa com cinco associações distritais e 30 associações desportivas locais, num investimento global de 458.310 euros, reforçando assim o compromisso com o desenvolvimento do desporto no concelho.

A cerimónia de assinatura, presidida por Guilherme Emílio, presidente da Câmara Municipal de Esposende, marcou um novo passo na aposta estratégica do Município em criar melhores condições para a prática desportiva, abrangendo 2.108 atletas de 15 modalidades distintas, entre as quais futebol, canoagem, equitação, hóquei em patins, patinagem artística, andebol, atletismo, basquetebol (incluindo adaptado), badminton, voleibol, vela, karaté, taekwondo e motociclismo.

“Este investimento reflete a força, a dedicação e o trabalho árduo de todos os que se entregam ao desporto com paixão e zelo”, destacou o autarca, sublinhando que o apoio municipal “ultrapassa 1 milhão de euros, considerando também a manutenção das infraestruturas e outros apoios indiretos”. Guilherme Emílio enfatizou ainda o papel do desporto como “escola de vida”, promotora de valores como a disciplina, amizade, trabalho em equipa e superação pessoal.

O presidente da Câmara sublinhou também a forte aposta na inclusão, destacando os programas específicos direcionados a crianças com necessidades educativas especiais, com um apoio de 41.800 euros para garantir que o desporto seja verdadeiramente um direito acessível a todos.

Com um reforço de 167 atletas federados face ao ano anterior, o apoio direto à prática desportiva federada ascende a 210.800 euros. Já o apoio à prática não federada representa 17.900 euros, enquanto à organização de competições e torneios são destinados 144.800 euros. Os contratos abrangem ainda apoio ao aluguer de instalações (10.800 euros) e gestão e manutenção de infraestruturas (32.210 euros).

Entre os clubes e associações apoiados encontram-se entidades como a ACARF – Associação Cultural Artística e Recreativa de Forjães, ADRC Criaz, Águias Serpa Pinto, Antas Futebol Clube, Associação Desportiva Esposende, Esposende Basket Clube, Clube de Futebol Fão, e Hóquei Clube de Fão, entre outros. Serão também firmados protocolos de desenvolvimento desportivo com entidades como a Federação Portuguesa de Basquetebol, a Associação de Andebol de Braga, a Associação de Atletismo de Braga, a Associação de Futebol de Braga, entre outras.

Através deste plano de apoio alargado, que integra também a aquisição de viaturas e o reforço das infraestruturas desportivas, o Município de Esposende reafirma o seu empenho em fortalecer as associações desportivas locais como agentes ativos na promoção de estilos de vida saudáveis e no alinhamento com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030.

Fonte: CME