Parceria com instituições enriquece agenda cultural de 2025
A comprovar a relevância que a promoção da cultura assume no plano da gestão municipal, a Câmara Municipal de Esposende vai atribuir diversos apoios, no montante global de 60 000 euros, a um conjunto de associações culturais do concelho.
Tais apoios destinam-se a financiar a realização de diversos eventos, ao longo do corrente ano, concorrendo para a dinâmica cultural do concelho, enquadrada numa estratégia alargada de promoção e desenvolvimento do concelho, em linha com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU.
No calendário de eventos concelhios, o Festival Internacional de Folclore de Esposende, que se realiza anualmente no verão, assume já um relevante papel no domínio desta vertente cultural e etnográfica. O Município conta com a parceria do Grupo Associativo de Divulgação Tradicional de Forjães na organização e logística deste certame. Para tal, disponibiliza um apoio de 10 000 euros, para financiar as despesas com os grupos convidados e com a produção do espetáculo.
Igual montante será transferido para o Centro de Formação Musical de Belinho, para apoio à realização do programa comemorativo dos 25 anos da instituição, responsável por proporcionar a introdução à educação musical e por potenciar percursos académicos relevantes na área da música.
Por via da parceria que tem mantido com a Orquestra da Costa Atlântica (OCA), o Município tem vindo a proporcionar, em todo o território concelhio, a realização de concertos sinfónicos, de música de câmara e pedagógicos, programação à qual pretende dar continuidade em 2025. Neste sentido, é atribuído à OCA o montante de 25 000 euros.
A vertente teatral é outra área a que o Município tem dado especial enfoque, nomeadamente através do fomento do teatro amador. É neste contexto que se insere o apoio de 7 500 euros ao GATERC – Grupo de Teatro Amador Esposende Rio Cávado para a realização do plano anual de atividades desta coletividade.
O mesmo montante, 7 500 euros, é atribuído ao NICE – Núcleo de Intervenção Cultural de Esposende, igualmente para apoio às atividades a desenvolver no decurso deste ano.
“Constituindo a área cultural um dos domínios de intervenção a que a Câmara Municipal de Esposende tem vindo a dar especial importância, temos vindo a consolidar o garante de parcerias com os agentes locais de intervenção cultural, por via do apoio e/ou comparticipação da sua atividade”, refere o Presidente da Câmara Municipal, Guilherme Emílio, assinalando “o nível de excelência da atividade desenvolvida por estas coletividades e o papel determinante que desempenham no panorama cultural do concelho”.
Fonte: CME