Acelerar o Norte termina Roadshow para a Digitalização do Norte: Região Norte acolheu 54 ações que sensibilizaram milhares de empresários

A CCP, a AEP, a AHRESP e a ACEPI promoveram, através do projeto Acelerar Norte, 54 apresentações junto da comunidade empresarial da região Norte para mostrar que a digitalização é para todos os negócios, do maior ao mais pequeno.

Entre março de 2024 e abril de 2025, o Acelerar o Norte, que apoia os empresários do Norte de Portugal dos setores do comércio, serviços pessoais e da restauração e similares, passou pelo Alto Minho, Cávado, Ave, Alto Tâmega, Área Metropolitana do Porto, Tâmega e Sousa, Douro e Terras de Trás-os-Montes.

Com o envolvimento de dezenas de parceiros no território, o compromisso das associações empresariais da região e com a criação de 16 Aceleradoras de Comércio Digital (que empenham 40 técnicos no terreno), o projeto sensibilizou milhares de empresários com negócios de proximidade.

Em 2024, o Acelerar o Norte esteve em Braga, Bragança, Porto, Arcos de Valdevez, Penafiel, Mirandela, Vila Nova de Famalicão, Vila Real, Felgueiras, Viana do Castelo, Chaves, Fafe, Vila Nova de Gaia, Trofa, Esposende, Macedo de Cavaleiros, Ponte de Lima, Guimarães, Vila Verde, S. João da Madeira, Vila Flor, Matosinhos, Maia, Amarante, Sabrosa, Barcelos, Póvoa de Varzim, Valença, Vila Nova de Gaia, Santo Tirso, Valpaços, Castelo de Paiva e Gondomar.

Já este ano, o projeto passou por Boticas, Póvoa de Lanhoso, Caminha, Monção, Miranda do Douro, Cinfães, Arouca, Cabeceiras de Basto, Vizela, Marco de Canaveses, Santa Maria da Feira, Paredes, Trofa, Barcelos, Vila Nova de Foz Côa, Peso da Régua, Espinho, Vila do Conde, Póvoa de Varzim e Valongo, onde termina o roadshow.

Um programa com 54 sessões de sensibilização que incluiu a apresentação do projeto Acelerar o Norte, um painel permanente com oradores especialistas que abordaram diferentes temáticas do digital e ainda casos de sucesso de empresas que investiram na mudança e descobriram o potencial da digitalização para garantir o futuro dos seus pequenos negócios.

“Durante estas 54 sessões de apresentação do projeto à comunidade empresarial, percebemos que há potencial para melhorar o desempenho das empresas dos setores que estão a ser intervencionados. O Acelerar o Norte começa por fazer um diagnóstico/avaliação inicial de cada negócio. Depois, vem a capacitação (através de workshops temáticos) em áreas onde é necessário intervir para realizar mudanças significativas e obter melhores resultados. Até ao momento, as ações de proximidade do projeto já envolveram mais de 5 mil participantes, explica o consórcio de associações que gerem o Acelerar o Norte.

Terminado o Roadshow para a Digitalização do Norte, que apresentou o projeto e sensibilizou a comunidade empresarial local, o Acelerar o Norte vai continuar na estrada, até à primeira quinzena de junho, com o Roadshow de Capacitação do Norte, que está a qualificar, através de workshops temáticos, as empresas aderentes ao projeto.

Acelerar o Norte:

A CCP, a AEP, a AHRESP e a ACEPI criaram um consórcio para capacitar as empresas do Norte de Portugal, dos setores do comércio, serviços pessoais e da restauração e similares, para a economia digital.

Com o projeto Acelerar o Norte, apresentado em outubro de 2023, na Exponor, o objetivo é aumentar a competitividade do tecido económico local e projetar o Norte em direção ao futuro digital.

O projeto, que estima abranger mais de 50 mil comerciantes, empresários e colaboradores de micro, pequenas e médias empresas das oito sub-regiões do Norte do Portugal, tem um investimento de 19 milhões de euros e a duração de dois anos.

Através de parcerias com associações locais (Alto Minho, Cávado, Ave, Alto Tâmega, Área Metropolitana do Porto, Tâmega e Sousa, Douro e Terras de Trás-os-Montes), o Acelerar o Norte vai apoiar e orientar negócios de proximidade com a criação de 16 Aceleradoras de Comércio Digital.

Para facilitar a adoção de estratégias e soluções digitais, que permitam às empresas atrair novos clientes, alcançar mais vendas e simplificar processos, o Acelerar o Norte disponibiliza, gratuitamente, ferramentas para avaliar o nível de maturidade digital do negócio, prestar apoio na elaboração de planos de transição digital, disponibilizar vouchers até 2 mil euros para acesso a serviços de transição digital e promover sessões de informação.

O projeto Acelerar o Norte é desenvolvido pela Confederação do Comércio e Serviços de Portugal (CCP), e copromovido pela AEP – Associação Empresarial de Portugal, pela AHRESP – Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal e pela ACEPI – Associação da Economia Digital e financiado pela União Europeia, no âmbito do Programa de Recuperação e Resiliência e do NextGenerationEu, na Componente 16 – Empresas 4.0, e aprovado na sequência da publicação do Aviso N.º 04/C16-102/2022 – Aceleradoras de Comércio Digital.

Fonte: Acelerar o Norte