Esposende participou no “Education Summit: Inovação e Desafios no Futuro da Aprendizagem”

O Município de Esposende participou no “Education Summit” que decorreu nos dias 10, 11 e 12 de abril, em Guimarães. Este evento de referência na área da inovação educativa reuniu educadores e especialistas, para debater os principais desafios e oportunidades no setor, promovendo o encontro entre visões disruptivas e práticas inovadoras com o objetivo de transformar a educação.
A programação incluiu conferências, workshops temáticos, momentos de networking e um enfoque claro na inovação educativa, com especial destaque para a transição digital e para a formação contínua de professores. Entre os temas centrais estiveram a transformação digital, a integração de tecnologias emergentes, as práticas susten-táveis e a inclusão social na educação.
Um dos momentos mais marcantes foi a sessão dedicada à “Inteligência Artificial na Educação” que abordou as potencialidades da IA na personalização da aprendiza-gem, otimizando recursos educacionais e tornando os ambientes de ensino mais en-volventes e interativos.
Outro ponto alto da “Education Summit” foi a reflexão dedicada à Neurociência Edu-cacional que proporcionou a identificação de novas perspetivas sobre o funciona-mento do cérebro durante o processo de aprendizagem, com impacto direto na rede-finição de métodos pedagógicos e na forma de pensar a escola e a sua missão.
A Vereadora da Educação do Município de Esposende, Alexandra Vilar, salientou a importância desta participação, “experiência enriquecedora que permitiu a partilha de visões e estratégias entre docentes e especialistas, reforçando o compromisso com o sucesso educativo dos alunos e o potencial transformador da ação pedagógi-ca”.
Além das sessões temáticas, a “Education Summit” promoveu oportunidades de networking, incentivando a criação de parcerias entre instituições e profissionais da educação.
O evento destacou não só a relevância da inovação na educação, mas também a ne-cessidade de uma abordagem colaborativa para a construção de um futuro mais in-clusivo, sustentável e preparado para os desafios do século XXI.
Fonte: CME