Alunas da EB António Rodrigues Sampaio vencem concurso gastronómico Fish Chefe

Certame envolveu participação de mais de duas centenas de alunos do 3.º ciclo

“Sargo panado com amêndoa e arroz de grelos”, confecionado pelas alunas da Escola Básica António Rodrigues Sampaio Maria João Faria e Inês Areia, ambas com 13 anos, foi o prato vencedor do concurso gastronómico Fish Chefe, realizado no âmbito da iniciativa Março com Sabores do Mar 2025.

Direcionado para os alunos do 3.º ciclo do Ensino Básico do concelho, o concurso tem como objetivo principal estimular o consumo de peixe e produtos locais nas escolas. Cerca de 220 alunos dos agrupamentos de escolas António Correia de Oliveira, António Rodrigues Sampaio e da Escola Secundária Henrique Medina, aceitaram o desafio e propuseram-se confecionar pratos de peixe e/ou marisco, submetendo-os à avaliação do júri.

As eliminatórias desta que foi a nona edição do certame, decorreram nas instalações do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA), em Esposende. A avaliação dos pratos a concurso esteve a cargo dos Chefes Rogério Ferreira e João Novo, docentes da Escola Profissional de Esposende, e de Goretti Fernandes, docente do IPCA. Como critérios de avaliação, o júri considerou o uso privilegiado de produtos locais, métodos de confeção saudáveis, redução do desperdício alimentar, criatividade e inovação, valor do prato e apresentação.

Esta iniciativa tem-se revelado muito incentivadora, uma vez que a maioria dos alunos participantes no concurso nunca tiveram contacto direto com a cozinha, e, desde modo, acabam por ganhar gosto pelo consumo de peixe e dos produtos locais.

O concurso Fish Chefe contribui de forma direta para a promoção da sustentabilidade dos recursos pesqueiros e de produtos locais. Por outro lado, sendo que o Programa Geração S tem por base a educação para a sustentabilidade, numa lógica de promover a mudança de atitudes e de comportamentos face às problemáticas do mundo atual e tendo como vetores de atuação o pescado e os hortícolas, esta atividade constitui-se também como um importante contributo para preparar para o futuro cidadãos mais capazes de exercer uma cidadania consciente, dinâmica e informada face às problemáticas atuais.

Deste modo, o Município contribui para a concretização das metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU “Saúde de Qualidade” (ODS 3), “Educação de Qualidade” (ODS 4) e “Parcerias para a Implementação dos Objetivos de Sustentabilidade” (ODS 17).

 

Fonte: CME