2 de maio, 21h00 – Fórum Municipal Rodrigues Sampaio
O Fórum Municipal Rodrigues Sampaio acolhe na próxima sexta-feira, dia 2 maio, às 21h30, o segundo concerto da temporada 2025 do ciclo “Falando de Música” em Esposende.
A Sinfonietta de Braga traz ao palco a aclamada soprano Eduarda Melo como solista convidada. Com um repertório que atravessa diferentes épocas e estilos, o programa propõe uma imersão na expressividade da voz e na riqueza das sonoridades da orquestra de cordas, aliadas à reflexão sobre os valores da liberdade e da democracia. Propõe-se, assim, uma viagem musical repleta de emoção e simbolismo, num momento em que revisitar o passado se torna essencial para compreender o presente.
O programa abre com “Ein Stelldichein” de Karl Weigl (1906), uma peça intimista para voz e sexteto de cordas que, através da delicadeza e profundidade emocional, evoca o encontro e a expressão individual – princípios fundamentais da liberdade. Segue-se a Suite para Orquestra de Cordas, JW6 nº 2, de Leoš Janáček (1891), uma obra vibrante e contrastante, que reflete a inquietação e o espírito inovador de um tempo de mudança.
Com uma carreira internacional consolidada, Eduarda Melo já brilhou nos mais prestigiados palcos da ópera europeia, trabalhando com maestros de renome e interpretando papéis icónicos. Neste concerto, a sua interpretação promete envolver o público numa experiência musical única, onde a arte se torna um poderoso veículo de consciência e diálogo.
O concerto “Falando de Música – Sinfonietta de Braga convida Eduarda Melo” tem entrada livre, sujeita à lotação do espaço
Fruto de uma parceria estabelecida com a Orquestra Sinfonietta de Braga, o Município de Esposende tem vindo a promover desde 2023 o Ciclo “Falando de Música”, que tem contado com concertos comentados de música de câmara, assim como ações de mediação com o público escolar e sénior deste território, no formato de oficinas musicais. Os concertos têm acontecido de forma descentralizada, por diversas freguesias, contando com prestigiados solistas convidados. Com a realização deste ciclo de concertos comentados, com intérpretes de grande qualidade artística, aliados à componente de mediação cultural, o Município pretende promover momentos de fruição musical junto da comunidade, de uma forma descentralizada, potenciando o aspeto educador destas experiências, assumindo e reafirmando também desta forma o seu compromisso como Município Educador. De referir que o Ciclo “Falando de Música” conta com o apoio e reconhecimento da Direção-Geral das Artes.
Fonte: CME