A 21.ª edição do Encontro Luso-galaico de BTT do Município de Esposende, que decorreu nos dias 26 e 27 de abril, registou mais de 1200 participantes, entre a Maratona, Meia Maratona, Passeio Júnior e Passeio Traquina.
Foram dois dias de intensa atividade, reunindo em torno do BTT desde os mais novos aos mais experientes, numa verdadeira festa do desporto e das duas rodas.
Nas provas competitivas, em termos classificativos, a Meia Maratona, com uma distância de 37 quilómetros, foi ganha, no setor masculino; por Marco Correia, da equipa BOLFLEX BTTEAM, que completou a prova em 01:23:52. Em segundo lugar classificou-se Tiago Boucinha, da equipa TEAM DIAS ALUMÍNIOS, com o tempo de 01:23:58, e, em terceiro, Miguel Ribeiro, com a marca 01:23:59.
Já no setor feminino, a primeira a cortar a meta foi Cristiana Mesquita, da equipa Clube Millennium BCP, com o tempo de 01:55:52, a segunda posição foi alcançada por Melissa Sobral, que fez a prova em 02:09:54, e em terceiro lugar, ficou Cátia Viana, com o tempo 02:14:22.
Na prova Maratona, com uma distância de 60 quilómetros, no setor masculino, o vencedor foi Carlos Rocha, da equipa SAERTEX PORTUGAL / CRIAZinvent/ERA ESPOSENDE, com o tempo de 02:32:02. Foi acompanhado no pódio por Carlos Paredes, da equipa CD Aves Ciclismo, que foi segundo ao fazer a prova em 02:32:02, e por Paulo Santos, terceiro classificado, da equipa Olivtec/Golden Project/3 Via/Dot Work, com o tempo 02:32:07.
No setor feminino, a vencedora foi Diana Porto, da equipa União de Ciclista de Bragança – ERA/CMEB/MSFit Clube, com o tempo de 03:33:45, seguida de Isabel Caetano, com o tempo de 03:38:31.
O Encontro Luso-galaico de BTT é um dos eventos que integra o vasto programa desportivo promovido pelo Município de Esposende, com o objetivo de promover a prática desportiva, associando-a à promoção do território como um espaço privilegiado para a prática de desportos de natureza, estratégia alinhada com o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU.
Perfeitamente consolidado no calendário de eventos desportivos da zona norte do país, o Encontro Luso-galaico de BTT continua a atrair muito aficionados desta modalidade, tanto na vertente competitiva como de lazer, comprovando a aposta assertiva do Município.
Fonte: CME