Esposende cria bairro digital para fortalecer economia local

Esposende cria bairro digital para fortalecer economia local
Encontra-se em fase final de implementação o projeto “EsposendeLink – Bairro Comercial Digital”, um investimento de 834 mil euros, promovido pela autarquia, em consórcio com a Associação Comercial e Industrial do Concelho de Esposende (ACICE) e financiado em 100% pelo PRR, tendo como objetivo implementar um ambiente digital comum na área comercial da cidade. O plano entrará em funcionamento em setembro e prevê a utilização de ferramentas digitais para gerar uma nova forma de relacionamento entre os comerciantes, os consumidores e o espaço público, contemplando, ainda, a criação de uma identidade visual comum.
Projetado para promover o desenvolvimento económico do comércio e serviços de proximidade no Município de Esposende, criando um ecossistema comercial diferenciador, o “EsposendeLink” sustenta-se na adoção de novas tecnologias que garantam os princípios de igualdade, eficiência, sustentabilidade e inclusão.
Com recurso a tecnologias emergentes, “EsposendeLink” promove a digitalização do bairro, criando uma identidade e imagem comum, tendente a aumentar a visibilidade e presença online das lojas, com o intuito de promover o aumento das vendas e das receitas do comércio online.
O “EsposendeLink” constitui um passo significativo para o crescimento e valorização da economia local, potencializando a coesão territorial, a digitalização dos negócios e a requalificação urbanística dos espaços. Estão abrangidos neste projeto os largos do Mercado, Rodrigues Sampaio, Com. Oliveira Martins e Dr. Fonseca Lima, as ruas Conde Castro, 1.º de Dezembro, Santa Maria dos Anjos, Nossa Senhora da Graça, dos Bombeiros e Eng.º Custódio José Vilas Boas, assim como as avenidas Valentim Ribeiro e Eng.º Losa Faria e a Praça Frei Bartolomeu dos Mártires. No total, são abrangidos cerca de 200 estabelecimentos comerciais.
Desenvolvido para incentivar a competitividade e a resiliência do comércio e serviços de proximidade em Esposende, o projeto “EsposendeLink” projeta o serviço prestado e o crescimento económico do tecido empresarial, com recurso às tecnologias emergentes.
Será visível para os cidadãos o acesso à internet de alta velocidade em toda a área do Bairro, programada através de navegação segura e sem comprometimento de dados pessoais. Numa plataforma estarão disponíveis todas as ferramentas e serviços disponíveis no Bairro, funcionando como Ponto de Acesso a todas as informações do Bairro, facultando informação turística, mapa, horários, campanhas promocionais, notícias e eventos.
Dará também acesso a outras funcionalidades como a plataforma de e-commerce, estacionamento inteligente, sistemas de entregas, entre outras. Esta plataforma centralizada (Marketplace) visa servir tanto os utilizadores, como os comerciantes, através de um portal online que incluirá todas as lojas aderentes ao projeto.
Oferecendo uma variedade de serviços, como agendamentos em estabelecimentos locais, compra de produtos, gestão eficiente de filas de espera e capacidade de efetuar encomendas, este serviço facilitará, aos comerciantes, na logística das encomendas, permitindo a gestão de stock, entregas e pagamentos. Como curiosidade, este projeto prevê um sistema de cacifos que servirá como ponto de recolha, para os utilizadores levantarem as suas encomendas fora de horas.
Serão instalados ecrãs e mupis interativos para disponibilização da informação sobre as lojas do bairro, promoções e campanhas, eventos e atividades, informação turística e informações relativas ao estacionamento disponível.
Fonte: CME