Estudantes de Design do IPCA propõem renovação da sala de espera do Hospital de Barcelos

A Unidade Local de Saúde de Barcelos e Esposende (ULS BE) desafiou a Escola Superior de Design do IPCA a apresentar uma proposta de melhoria para a sala de espera do Hospital de Barcelos.
O resultado revelou-se surpreendente: foram desenvolvidas 40 propostas distintas, cada uma com uma visão própria sobre a organização espacial do espaço em questão, que integra uma sala de espera para a urgência pediátrica, um balcão de atendimento, um balcão do cidadão e uma sala de espera convencional.
As maquetes foram construídas pelos estudantes do 2º ano da licenciatura em Design Industrial do IPCA, no âmbito da Unidade Curricular (UC) de Ergonomia e Antropometria. Como explicou Demétrio Matos, professor da UC: “As maquetes dão uma perspetiva tridimensional da dimensão do espaço, sendo mais fácil para visualizar as ideias propostas”.
Tiago Gonçalves, Presidente do Conselho de Administração da ULS BE mostrou-se “surpreendido com a qualidade destes trabalhos e com a parceria com o IPCA, que vai permitir dar melhor conforto, acessibilidade e condições de trabalho aos nossos profissionais e aos nossos utentes.” Para o dirigente, este é um “excelente exemplo de envolvimento entre a comunidade e o Hospital e todos ficamos a ganhar com esta parceria”.
E, de facto, ficam, uma vez que este desafio chegou aos estudantes enquadrado num projeto de Aprendizagem em Serviço, uma metodologia pedagógica que articula a aprendizagem académica com o envolvimento ativo na comunidade. Ao aplicar os seus conhecimentos em contextos reais, os estudantes contribuem para responder a necessidades concretas da sociedade, enquanto aprofundam as suas competências académicas, profissionais e cívicas.
O Diretor da Escola Superior de Design (ESD) do IPCA, Jorge Pereira, sublinha a relevância desta abordagem no percurso formativo dos estudantes: “Com a Aprendizagem em Serviço, todos saem a ganhar. Os estudantes têm a oportunidade de aplicar, de forma prática, os conhecimentos adquiridos em contextos reais e com impacto concreto. As instituições envolvidas — como é o caso do Hospital de Barcelos — beneficiam de propostas relevantes e adequadas às suas necessidades. Enquanto escola, promovemos cada vez mais este tipo de iniciativas, que reforçam a ligação entre o ensino superior e a comunidade, contribuindo para uma formação mais completa e socialmente responsável.
Das 40 propostas apresentadas, foram selecionadas as 10 melhores, com base na adequação ao espaço e na funcionalidade para utentes e profissionais. Estas maquetes serão brevemente expostas no Hospital de Barcelos, onde estarão sujeitas a votação para escolha do projeto que servirá de base à requalificação da sala de espera.
Fonte: IPCA