As Equipas de Saúde Escolar das Unidades de Cuidados na Comunidade (UCC) da ULS
de Barcelos/Esposende, dinamizaram ao longo do presente ano letivo um conjunto de
ações de formação em Suporte Básico de Vida (SBV) dirigidas à comunidade educativa
– alunos, docentes e assistentes operacionais – das escolas da sua área de intervenção.
Integradas na estratégia de promoção da literacia em saúde e da capacitação da
comunidade escolar para responder eficazmente em situações de emergência, estas
sessões procuraram reforçar a importância de uma atuação rápida e adequada perante uma
paragem cardiorrespiratória, até à chegada dos meios de socorro.
Com o claro objetivo de formar cidadãos mais preparados, conscientes e capazes de
salvar vidas, as ações combinaram momentos teóricos com prática intensiva, utilizando
manequins e simulações realistas para o treino das manobras de reanimação
cardiorrespiratória (RCP).
Ao longo do ano letivo, a iniciativa percorreu diferentes agrupamentos escolares,
envolvendo turmas e grupos profissionais diversificados, numa lógica de proximidade
entre os cuidados de saúde e a comunidade escolar. Esta abordagem reforça o papel
ativo de todos na resposta a emergências, destacando a importância da educação para a
saúde em contexto educativo.
Conteúdos abordados nas sessões:
A cadeia de sobrevivência:
o Reconhecimento precoce e chamada para o 112
o Suporte Básico de Vida (SBV)
o Utilização do Desfibrilhador Automático Externo (DAE)
o Estabilização da vítima
Suporte Básico de Vida – Adulto:
o Algoritmo do SBV
o Colocação em Posição Lateral de Segurança (PLS)
Obstrução da Via Aérea (OVA):
o Classificação da gravidade da OVA
o Algoritmo de desobstrução da via aérea
SBV, PLS e OVA em contexto pediátrico:
o Especificidades da abordagem à infância
Treino prático simulado de todos os conteúdos
Esta ação formativa representa um passo importante na valorização da saúde em meio
escolar, promovendo uma cultura de prevenção, segurança e responsabilidade partilhada.
Ao capacitar a comunidade educativa com conhecimentos e competências práticas,
contribui-se para um ambiente mais preparado– onde todos podem fazer a diferença em
situações de emergência.
Fonte: ULSBE