A Escola Básica do Facho foi a grande vencedora do Concurso das Cantinas Escolares Sustentáveis, com o prato cavala assada no forno com batatas assadas e legumes. Durante a cerimónia “Cantinas em Festa” foram, ainda, distinguidas a Escola Básica de Guilheta e o Centro Social da Juventude de Mar, mas todas foram consideradas vencedoras, porque o principal objetivo – incentivar o consumo de peixe – foi alcançado, com distinção.
Esta primeira edição de “Cantinas em Festa” enquadra-se no Programa de Alimentação Sustentável – Geração S e tem como objetivo promover a adoção de hábitos alimentares saudáveis, seguros e sustentáveis nas cantinas escolares, valorizando os produtos locais e promovendo a redução do impacto ambiental associado às mesmas.
A vereadora da Educação, Alexandra Vilar lembrou o facto de as treze edições do concurso de cantinas escolares “contribuir, junto dos alunos da pré-escolar ao secundário, para a promoção de uma alimentação mais saudável, utilizando os produtos locais”. Por isso, a vereadora agradeceu a todos os que contribuem para “uma melhor educação”.
Por seu turno, Rui Lima, nutricionista da Direção-Geral de Educação considerou esta iniciativa da Câmara Municipal de Esposende “fundamental para a aquisição de hábitos alimentares saudáveis”, destacando o empenho de cozinheiras e auxiliares que propõem ementas agradáveis.
A Câmara Municipal de Esposende continua a assegurar um conjunto de serviços à rede de cantinas do concelho, com preparação de refeições escolares. O fornecimento de refeições completas, equilibradas, variadas e seguras nas escolas constitui um meio de promoção de estilos de vida saudáveis e de valorização dos produtos endógenos locais.
O Concurso das Cantinas Escolares Sustentáveis teve como júri Goretti Fernandes, docente do IPCA, Rui Lima, nutricionista da Direção Geral da Educação e os Chefes Rogério Ferreira e João Novo, docentes da Escola Profissional de Esposende.
O evento contou com a presença de todos os atores sociais envolvidos na confeção e distribuição das refeições escolares e, além dos três primeiros classificados, foram distinguidos, o Centro Social da Juventude Unida das Marinhas, com a menção honrosa Inovação e Sabor, pelo prato almôndegas de peixe; a Santa Casa da Misericórdia de Esposende, com a menção Inovação, distinguindo o hambúrguer de cavala; e Centro Social da Paróquia de Curvos que recebeu a menção de promoção de consumo de hortícolas, pelo prato bacalhau à Brás colorido.
Participaram, ainda, o Centro Social da Juventude de Belinho, com arroz da Mar, a Escola Básica de Forjães, com robalo grelhado com arroz primaveril, a Associação Cultural e Social de Criz, com empadão de pescada, a Centro Social e Cultural de Gandra, com lulas e batatas estufadas, a Escola Básica de Apúlia, com polvo à lagareiro com batatinhas e brócolos, o Centro Comunitário de Vila Chã com caldeirada de peixe, a Associação Social, Cultural e Recreativa de Apúlia, com massa folhada com camada de legumes e cavala e o Centro Social e Paroquial de Fonte Boa, com pataniscas de cavala com arroz de tomate.
Esta ação integra-se no plano de desenvolvimento do concelho e enquadra-se nos eixos dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU.
Fonte: CME