No dia 16 de julho, às 22h00, no Recinto da Feira Semanal, em Guimarães
“La Bande à Tyrex” é um espetáculo contagiante, para toda a família, em que cerca de uma dezena de intérpretes usam o movimento das bicicletas como instrumento coletivo
Falta apenas uma semana para o arranque do Festival Internacional Vaudeville Rendez-vous, o mais relevante festival de circo contemporâneo do país, promovido pelo Teatro da Didascália, que decorre nas cidades de Barcelos, Braga, Guimarães e Vila Nova de Famalicão e cuja programação é totalmente gratuita. “La Bande à Tyrex” é o espetáculo de abertura do festival e será apresentado no dia 16 de julho, às 22h00, no Recinto da Feira Semanal, em Guimarães.
Cruzando as acrobacias em bicicletas com música ao vivo, este “pelotão” de “La Bande à Tyrex”, composto por cerca de uma dezena de artistas, promete mobilizar todos aqueles que assistirem ao espetáculo. Após a estreia, o espetáculo ainda pode ser visto no dia 18 de julho, às 22h00, na Praça dos Poetas, em Barcelos. Além da performance, no âmbito das ações de mediação do festival, a companhia La Bande à Tyrex promove uma oficina que conjuga técnicas de equilíbrio e truques de ciclismo acrobático. A iniciativa, aberta a profissionais e amadores, decorre na Black Box do CIAJG, em Guimarães, no dia 18 de julho, entre as 10h00 e as 12h00.
As mais reputadas companhias de circo contemporâneo estão no Vaudeville
Até dia 19 de julho, muito há para ver o Vaudeville Rendez-vous. No total, são apresentados 11 espetáculos, seis deles em estreia nacional, num total de 28 apresentações distribuídas pelas quatro cidades. Sob a ideia de ciclo, esta 11ª edição convoca as mais reputadas companhias internacionais e nacionais, apresentando diferentes linguagens artísticas do circo contemporâneo com projetos que remetem para a memória, reinvenção, movimento e até para a morte, encarando-a como uma transição.
Duas coproduções nacionais nas quatro cidades
O Vaudeville Rendez-vous continua a assumir o seu papel enquanto dinamizador de projetos nacionais, com duas coproduções que vão passar pelas quatro cidades. Alan e Alvin, intérpretes de “Rima”, nasceram no mesmo dia, com três anos de diferença, e a 15 mil quilómetros de distância, um em Kuala Lumpur, na Malásia, e o outro no Recife, Brasil. Em 2017, encontram-se em Portugal para, na mesma escola, explorarem a roda Cyr. Da conjugação destas coincidências, e do seu trajeto enquanto imigrantes, criaram um espetáculo que nos encaminha para a necessidade de conexão.”Rima” pode ser visto no dia 17 de julho, às 19h00, na Praça de Pontevedra, Barcelos; no dia 18 de julho, às 19h00, na Praça Braga 25, Campo da Vinha, Braga; no dia 19 de julho, às 11h00, no 3×3 BasketArt do Parque da Juventude, em Vila Nova de Famalicão; e no dia 19 de julho, às 19h00, no Instituto de Design de Guimarães.
A outra coprodução é protagonizada por Jorge Lix, numa exploração da relação entre humano e máquina na era tecnológica. “Cream”, projeto do INAC, parte do malabarismo para nos apresentar um homem absorvido pelo sistema. O espetáculo pode ser visto no dia 17 de julho, às 19h00, no Largo São João Souto, Braga; no dia 18 de julho, às 19h00, no Court Ténis – Parque da Juventude, V.N. Famalicão; no dia 19 de julho, às 11h00, no Largo Cónego José Maria Gomes, Guimarães, e às 19h00, nos Courts de Ténis – Piscinas Municipais, Barcelos.
Mulheres de mais de 60 anos tricotam a corda que estará em cena
Entre as várias oficinas e workshops dirigidos a profissionais e amadores, promovidos pelo Vaudeville, destaque para a proposta da If Circus. A companhia catalã apresenta, em estreia nacional, o espetáculo “Melic”, que tem por base uma corda que evoca as relações das mulheres no pós-guerra, quando tricotavam nas ruas, criando relações entre si.
Este workshop convida mulheres com mais de 60 anos, da comunidade local, a tricotar a corda que será usada em cena e a partilhar as suas histórias de vida. A oficina decorre no dia 16 de julho, às 14h30, na Casa da Criatividade, em Barcelos. O espetáculo “Melic” estreia-se no dia 18 de julho, às 22h00, na Praça Municipal, em Braga. Mais informações disponíveis em https://teatrodadidascalia.com/.
Fonte: Vaudeville Rendez-vous