Município de Barcelos recebe distinção máxima como “Município Amigo da Juventude”

Barcelos é um dos 20 municípios que cumpre a totalidade de critérios definidos pela FNAJ

 

O Município de Barcelos foi distinguido com o selo “Município Amigo da Juventude – Categoria 5 Estrelas”, a mais alta condecoração atribuída pela Federação Nacional das Associações Juvenis (FNAJ), no âmbito da Rede Nacional de Municípios Amigos da Juventude.
Esta distinção máxima não só cumpre a totalidade dos nove critérios e princípios exigidos, como também simboliza e reflete o compromisso da autarquia com os/as jovens do concelho, no sentido de potenciar e implementar reais políticas de juventude. Este destaque representa ainda um estímulo à continuidade e ao aprofundamento de estratégias inclusivas e dinâmicas que visam dar voz e protagonismo às novas gerações.
O ato simbólico da entrega da bandeira de Município Amigo da Juventude e do Diploma do Selo teve lugar nos Paços do Concelho e contou com a presença do presidente da Câmara Municipal de Barcelos, Mário Constantino Lopes, e da vereadora da Juventude, Mariana Carvalho, além de um representante da Federação Nacional das Associações Juvenis (FNAJ).
Para Mário Constantino Lopes, “esta distinção, que nos orgulha e simultaneamente confere responsabilidade, é mais uma evidência do trabalho que tem vindo a ser desenvolvido na área da Juventude, em parceria com diversas entidades locais, regionais e nacionais.”
O presidente do Município de Barcelos salientou que o objetivo é “fazer ainda mais pela Juventude, incentivando os jovens a participarem ativamente e a deixarem a sua marca no nosso concelho, nas associações, nas empresas e nas instituições”.
Recorde-se que, já em 2024, no âmbito do IV Encontro de Municípios Amigos da Juventude, Barcelos tinha sido distinguido como Município Amigo da Juventude, com o selo 4 estrelas.
A Federação Nacional das Associações Juvenis (FNAJ) é uma Rede Nacional de Associações Juvenis de Base Local e de Federações Distritais e Regionais, que se assume como uma escola de cidadania e voluntariado, representando, promovendo e valorizando os/as jovens e as associações juvenis perante os poderes públicos e políticos, contribuindo ativamente na construção de políticas de juventude.
Criada em 1996, a FNAJ representa, atualmente, cerca de mil associações e mais de 500 mil jovens em todo o país.

Fonte: CMB