O Auditório da Biblioteca Municipal de Barcelos acolheu, ontem, mais uma reunião do Conselho Local de Ação Social (CLAS), que serviu de palco para a apresentação de resultados de vários projetos em curso no concelho, com impacto direto nas áreas social, do voluntariado e do envelhecimento ativo.
“Barcelos + Voluntário” apresentado no CLAS
Em destaque, esteve a apresentação da iniciativa “Barcelos + Voluntário”, promovida pelo Município de Barcelos. Fruto de um processo participativo com os agentes locais de voluntariado, este projeto tem vindo a afirmar-se como uma resposta estruturada e ativa no envolvimento da comunidade.
Desde abril de 2024 a julho de 2025, o projeto registou 212 inscrições; 179 entrevistas realizadas; 170 intervenções; nove ações de formação, com 150 participantes; três ações de formação para gestores de voluntariado, envolvendo 67 técnicos; e 56 protocolos de colaboração formalizados.
Durante a reunião, foram também partilhados os testemunhos de voluntários do programa “Apoio ao Estudo”, dirigido à comunidade ROMA de Arcozelo. Esta iniciativa surgiu da necessidade identificada pelos encarregados de educação e visa apoiar as crianças nos trabalhos escolares, promovendo o sucesso educativo.
Projetos para uma comunidade mais inclusiva
Foram ainda apresentados os resultados do projeto-piloto “Radar Social”, desenvolvido no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). Este projeto visa identificar e acompanhar pessoas, famílias e grupos em situação de vulnerabilidade social, em articulação com redes locais de apoio.
Já o projeto “Envelhecimento Ativo e Saudável em Barcelos”, submetido ao Aviso NORTE2030-2024-6 | Planos de Ação Intermunicipais para a Inclusão Ativa de Grupos Vulneráveis (ITI), tem como objetivo promover o envelhecimento ativo e saudável em Barcelos, combater o isolamento social, capacitar as pessoas mais velhas e cuidadores.
O projeto tem a duração de 36 meses e envolve a participação do Município de Barcelos – beneficiário coordenador – e dos beneficiários copromotores: Centro Social da Paróquia de Arcozelo; Cruz Vermelha Portuguesa; SOPRO – Solidariedade e Promoção, através do desenvolvimento das iniciativas:
Academia +65
Espaços de convivência e dinamização comunitária, com atividades na área da saúde, nomeadamente desportivas, educativas e motivacionais.
Oficina da Memória e Estimulação Cognitiva
Sessões de estimulação cognitiva para promover a autonomia e o bem-estar mental.
Workshops Literacia +65
Promoção da literacia digital entre a população mais velha.
Cartão Barcelos 65+
Acesso a descontos em bens e serviços nas áreas do comércio, saúde, formação, entre outras, para residentes com 65 ou mais anos.
A concretização terá como base um regulamento que visa promover e garantir o acesso ao Cartão Barcelos 65+ a todas as pessoas com idade igual ou superior a 65 anos, residentes no concelho de Barcelos.
Comissão Municipal de Proteção às Pessoas Mais Velhas
Estrutura de articulação institucional para garantir os direitos e o bem-estar da população sénior.
A sua concretização terá como base um regulamento que estabelece as condições de funcionamento que orientam a atuação desta Comissão.
Eu e a Minha Reforma
Capacitação em literacia financeira e digital, com o objetivo de promover decisões seguras e informadas.
Iniciativas das entidades copromotoras
Programas Barcelos + Ativo e Pessoas Mais Velhas no Parque (informações: [email protected])Cruz Vermelha Portuguesa
Projeto de teleassistência, para combater o isolamento de pessoas em situação de vulnerabilidade (informações: [email protected]; [email protected])
A concretização desta iniciativa terá como base um regulamento, no qual são definidos os critérios de elegibilidade para o acesso ao dispositivo de teleassistência, bem como toda a operacionalização e funcionamento.
SOPRO – Solidariedade e Promoção
Equipa CuidIn – apoio direto a cuidadores informais e Barcelos Amigo – intervenção social e voluntariado junto da população mais velha (informações: [email protected]).
Para mais informações sobre o projeto Envelhecimento Ativo e Saudável em Barcelos e para efetuar inscrições, contacte [email protected].
