Vaudeville Rendez-vous arranca hoje em Guimarães

Às 22h00, no Recinto da Feira Semanal

Vaudeville Rendez-vous arranca hoje em Guimarães

O maior festival de circo contemporâneo do país decorre até sábado, 19 de julho, nas quatro cidades do Quadrilátero Cultural: Barcelos, Braga, Guimarães e Vila Nova de Famalicão. A abertura acontece esta noite, em Guimarães, com La Bande à Tyrex, um espetáculo vibrante de acrobacia e música.

O Festival Internacional Vaudeville Rendez-vous, promovido pelo Teatro da Didascália, começa hoje a “ocupar” ruas, praças e espaços inusitados de Barcelos, Braga, Guimarães e Vila Nova de Famalicão com o melhor do circo contemporâneo nacional e internacional. A 11.ª edição do festival, que decorre até sábado, 19 de julho, dá início a um novo ciclo criativo, afirmando o festival como o mais relevante do país, sendo a programação totalmente gratuita.

 

A festa começa hoje, em Guimarães, às 22h00, no Recinto da Feira Semanal, com o espetáculo “La Bande à Tyrex”, uma proposta irreverente da companhia francesa homónima que transforma bicicletas em instrumentos de acrobacia e que conta com música ao vivo. Trombone, baixo e voz acompanham um pelotão acrobático que inaugura o Vaudeville com energia contagiante.

 

Nesta edição, o Vaudeville Rendez-vous assume um compromisso renovado com a acessibilidade e inclusão. Pela primeira vez, alguns espetáculos contam com interpretação em Língua Gestual Portuguesa (LGP), tornando as propostas acessíveis a um público mais alargado. Esta medida será progressivamente alargada a toda a programação nas futuras edições, reforçando a missão do festival em democratizar o acesso à cultura.

 

Seis estreias nacionais que conjugam acrobacia, memória e humor negro

A edição de 2025 apresenta seis estreias nacionais que refletem a diversidade estética e temática das novas linguagens do circo contemporâneo. Em “Ripple”, da belga-neerlandesa TeaTime Company — que se estreia amanhã, dia 17 de julho, às 19h00, no Ringue de Futebol do Parque da Juventude de Vila Nova de Famalicão —, três artistas orbitam uma estrutura metálica em constante rotação num jogo de equilíbrio e resistência.

 

“Nkama”, de Dimas Tivane, mergulha nas raízes moçambicanas do artista para cruzar a linguagem gestual, a música e a tradição (a estreia é amanhã, 17 de julho, às 19h00, na Praça de Pedra do Paço dos Duques de Bragança, em Guimarães). A companhia catalã IF Circus apresenta “Melic”, um espetáculo que parte da memória coletiva das mulheres do pós-guerra, com uma corda tricotada num workshop comunitário com mulheres de mais de 60 anos, que decorre hoje, 16 de julho, na Casa da Criatividade, em Barcelos, a partir das 14h30. “Melic” estreia-se a 18 de julho, na Praça Municipal, em Braga.

Em “Tancarville” — cuja primeira apresentação é já amanhã, às 22h00, na Praceta Francisco Sá Carneiro, Barcelos —, o coletivo francês Le G.Bistaki utiliza lençóis como metáforas visuais de memória e intimidade. Já os espetáculos “Masacrade”, da companhia Marcel et Ses Drôles de Femmes, e “Homenaje”, da artista Sílvia Capell, abordam a morte com humor negro e poesia visual, reafirmando o circo como arte de risco e reflexão. “Masacrade” tem estreia marcada para amanhã, 17 de julho, às 22h00, no Recinto da Feira Semanal, em Guimarães. “Homenaje” estreia-se também amanhã, às 22h00, no Parque da Juventude (jardim), em Famalicão.

 

Oficinas com artistas internacionais abrem as portas do circo contemporâneo

Para além da programação artística, o Vaudeville Rendez-vous promove um conjunto de oficinas e workshops gratuitos orientados por companhias de referência internacional. Estas atividades, abertas a curiosos, estudantes, artistas em formação e profissionais, permitem o contacto direto com as técnicas do circo contemporâneo, como o equilíbrio, a manipulação de objetos, a relação entre corpo e espaço ou a criação de novas linguagens físicas.

 

Entre os destaques estão a oficina baseada em “El Dorado” —  amanhã, 17 de julho, entre as 10h30 e as 12h30, em Braga — que propõe uma abordagem coletiva e sensorial ao corpo em movimento;  a oficina da TeaTime Company, a 18 de julho, em Vila Nova de Famalicão, das 15h00 às 17h30, sobre a relação entre corpo e objeto; e ainda a oportunidade única de aprender acrobacias em bicicletas com os artistas de “La Bande à Tyrex”, a 18 de julho, em Guimarães, entre as 10h00 e as 12h00. Já os profissionais do setor têm acesso exclusivo à sessão de pitching, no dia 18 de julho, em Braga, promovendo o encontro entre quem cria e quem programa. As inscrições para as oficinas gratuitas e mais informações estão disponíveis no site do Teatro da Didascália: https://teatrodadidascalia.com/

Fonte: Teatro da Didascália