Vaudeville Rendez-vous ainda com muito para ver até amanhã

O festival tem conduzido centenas de pessoas ao Quadrilátero Cultural que podem assistir gratuitamente a espetáculos de circo contemporâneo das mais reputadas companhias

O Festival Internacional Vaudeville Rendez-vous, promovido pelo Teatro da Didascália, tem vindo a levar, desde quarta-feira, centenas de pessoas às cidades de Barcelos, Braga, Guimarães e Vila Nova de Famalicão para assistirem, gratuitamente, a grandes espetáculos de circo contemporâneo. O evento termina amanhã, 19 de julho, mas ainda há muito para descobrir.

 

Barcelos: acrobacias em bicicletas, em cordas e até em espirais

Hoje, 18 de julho, às 19h00, o Largo Dr. José Novais acolhe “Nkama”, de Dimas Tivane, uma “viagem” do malabarista pela sua herança moçambicana. Também hoje, às 22h00, na Praça dos Poetas, “La Bande à Tyrex” mobiliza um pelotão de bicicletas com acrobacias e música ao vivo, num espetáculo imperdível. Amanhã, dia 19 de julho, “Ripple” é apresentado na Praça de Pontevedra, às 11h00. A proposta da companhia belga e neerlandesa TeaTime Company conta com três artistas que orbitam uma espiral metálica em rotação permanente. Às 19h00, nos Courts de ténis das Piscinas Municipais, Jorge Lix apresenta “Cream”. Também amanhã é possível assistir ao espetáculo “Melic”, da companhia catalã If Circus. Tendo como elemento central uma corda concebida num workshop comunitário, “Melic” pode ser visto no Polidesportivo da Quinta do Aparício, às 22h00.

 

Braga: propostas nacionais e humor negro

Hoje, dia 18 de julho, às 19h00, na Praça Braga 25, é apresentado “Rima”, de Alan & Alvin, um espetáculo de dois imigrantes que, por uma série de coincidências, acabam por se cruzar em Portugal. Amanhã, às 11h00, o malabarista Dimas Tivane apresenta “Nkama”, no Rossio da Sé. João Paulo Santos, um nome incontornável no mastro chinês, estará, às 19h00, na Praça Braga 25, com “Un Partie de Soi”. Já às 22h00, no Largo do Pópulo, é possível assistir à tragicomédia “Masacrade”, da companhia francesa Marcel et Ses Drôles de Femmes.

 

Guimarães: espetáculos para toda a família

Hoje, às 19h00, João Paulo Santos apresenta “Un Partie de Soi”, no Jardim do Museu Alberto Sampaio. Às 22h00, a Praça de Pedra do Paço dos Duques de Bragança, acolhe “Homenaje”, da artista catalã Sílvia Capell, em que uma mulher e um lobo são os protagonistas de uma tragicomédia que enfrenta a morte para celebrar a vida. Amanhã, 19 de julho, às 11h00, “Cream”, projeto do INAC, vai explorar a relação entre humano e a máquina, num espetáculo de malabarismo no Largo Cónego J. Maria Gomes. Às 19h00, no IDEGUI, é apresentado o espetáculo “Rima” que tem a roda Cyr como “protagonista”.

 

Vila Nova de Famalicão: múltiplas facetas do circo contemporâneo

Hoje, 18 de julho, às 19h00, o Court de ténis do Parque da Juventude acolhe o espetáculo de malabarismo “Cream”, de Jorge Lix. Às 22h00, no Anfiteatro Parque da Devesa, é apresentado “El Dorado”, da companhia francesa NDE Nicanor de Elia, que cruza circo e dança. Amanhã, 19 de julho, às 11h00, no 3×3 BasketArt, no Parque da Juventude, é possível ver uma das coproduções do Vaudeville: “Rima”. Às 19h00, Dimas Tivane faz uso das memórias e sonoridades moçambicanas em “Nkama”. A programação encerra às 22h00, na Alameda D. Maria II, com o coletivo Le G.Bistaki a apresentar “Tancarville”, em que um lençol de branco serve de premissa para um espetáculo visualmente apelativo.

Fonte: VE Comunicação