O Município de Esposende informa que o espetáculo de fogo de artifício, previsto para a noite de 19 de agosto, integrado nas comemorações do Dia da Cidade e do Município foi cancelado. De acordo com o comunicado oficial do Governo, emitido a 17 de agosto, a Situação de Alerta mantém-se até às 23h59 de terça-feira, 19 de agosto. Apesar de o fogo de artifício estar agendado para a meia-noite do dia 19, em sinal de solidariedade para com os Bombeiros e populações afetadas pelos incêndios, o Município de Esposende optou pelo cancelamento do espetáculo pirotécnico.
A prorrogação da Situação de Alerta foi decretada pelo Governo para todo o território de Portugal Continental, devido às condições meteorológicas adversas, caracterizadas por temperaturas elevadas, baixa humidade e vento forte, que aumentam significativamente o risco de incêndios rurais.
Neste contexto, encontra-se proibida a utilização de fogo de artifício e de artefactos pirotécnicos, mesmo quando previamente autorizados.
A Câmara Municipal agradece a compreensão da população e expressa solidariedade para com os bombeiros e as comunidades afetadas pelos incêndios que têm atingido várias regiões do país.
De acordo com o comunicado oficial do Governo, mantém-se:
- Proibição de fogo de artifício e outros artefactos pirotécnicos;
- Proibição de queimadas e queimas de sobrantes;
- Proibição de trabalhos com maquinaria em espaços florestais e rurais;
- Reforço da vigilância, fiscalização e meios operacionais no terreno.
As autoridades apelam à colaboração da população e ao cumprimento rigoroso destas medidas, com vista à prevenção de ignições e à proteção de pessoas, bens e recursos naturais.
