O Tuba, sistema de mobilidade de Barcelos, operado pela Transdev Portugal, vai oferecer viagens gratuitas entre 16 e 22 de setembro. Para usufruírem da iniciativa, os passageiros de Barcelos apenas precisam de solicitar os bilhetes a bordo.
A iniciativa insere-se no âmbito da 24ª edição da Semana Europeia da Mobilidade e tem como principal objetivo promover o transporte público como uma solução prática, económica e amiga do ambiente.
Esta ação decorre sob o mote “Venha Experimentar! De 16 a 22 é por nossa conta!” e pretende incentivar as comunidades a repensarem os seus hábitos de mobilidade, deixando o carro em casa e descobrindo as vantagens do transporte coletivo. O carácter gratuito da iniciativa, aliado ao contributo para uma mobilidade mais sustentável, à poupança económica que representa e ao conforto acrescido que proporciona, são apenas algumas das razões para aderir e experimentar.
Como esta iniciativa tem como objetivo incentivar quem normalmente não utiliza o transporte público a experimentá-lo, os bilhetes de bordo serão inteiramente gratuitos. Já os utilizadores com passe mensal apenas precisam de efetuar a validação habitual, uma vez que o valor do passe já cobre o período em causa.
A campanha resulta de uma parceria entre o Município de Barcelos e o operador de transportes Transdev.
O Município de Barcelos destaca que ”a mobilidade na cidade e no concelho assenta em três eixos fundamentais: transportes públicos; modos de mobilidade suave e amigos do ambiente; e estacionamento público, sendo o nosso objetivo conjugar e compatibilizar estes eixos de forma a melhorar significativamente a mobilidade no nosso território. “
O Diretor da Unidade de Negócio, Dinis Pereira, reforça: “Na Transdev acreditamos que o transporte público é mais do que uma alternativa ao automóvel particular – é um motor de inclusão social, de sustentabilidade ambiental e de qualidade de vida para as comunidades. Queremos que cada vez mais cidadãos escolham o transporte coletivo como primeira opção de mobilidade e estamos convictos de que iniciativas como esta ajudam a criar essa mudança de mentalidade.”
Fonte: Trandev