Esposende aposta na Iniciação à Programação, Robótica e STEAM
O novo ano letivo arrancou em Esposende com uma iniciativa pioneira, dirigida aos alunos do 3.º e 4.º anos do 1.º Ciclo do Ensino Básico, envolvendo 39 turmas e cerca de 720 crianças. O Projeto de Competências de Iniciação à Programação, Robótica e STEAM, promovido no âmbito da Rede Estratégica para o Sucesso Educativo e Transformador no Cávado 2030 tem como objetivo desenvolver competências essenciais para o século XXI, através de atividades práticas, criativas e colaborativas.
Concebido especificamente para o 1.º Ciclo, o projeto aposta na aprendizagem ativa e interdisciplinar, integrando áreas como programação, robótica, ciência, engenharia, tecnologia e arte, promovendo o pensamento crítico, a resolução de problemas e a criatividade.
A abordagem multidisciplinar constitui um dos pilares desta iniciativa que valoriza tanto a aprendizagem formal como a informal e não formal. Os alunos são desafiados a explorar conteúdos curriculares de português, matemática e estudo do meio, através de atividades colaborativas, num ambiente que estimula a autonomia, o saber fazer e o trabalho em equipa.
De forma lúdica e interativa, os alunos desenvolvem competências de pensamento lógico, criatividade e cooperação, enquanto consolidam aprendizagens de forma significativa e motivadora.
Ao longo do ano letivo os participantes terão oportunidade de envolver-se em desafios práticos, momentos de experimentação e sessões de partilha, onde a curiosidade e a descoberta são os principais motores da aprendizagem. Além das competências académicas, o projeto promove também valores de empatia, respeito e cidadania, contribuindo para a formação integral dos alunos.
As primeiras dinâmicas já implementadas nas escolas têm revelado grande entusiasmo e curiosidade por parte de alunos e docentes, confirmando o potencial transformador do projeto nos contextos educativos do concelho.
Fonte: CME


