A Biblioteca Municipal Professor Machado Vilela, em Vila Verde, recebeu na noite de sexta-feira a sessão de apresentação da obra de investigação dedicada à vida e produção de Carlos Paredes, reconhecido como o mais importante intérprete da guitarra portuguesa.
Inserida no Projeto “Aqui Há Cultura!”, uma iniciativa da Câmara Municipal de Vila Verde e da Escola Profissional Amar Terra Verde, a sessão teve início as 21h00 e contou com a presença de António Manuel Nunes, o autor da obra “Pioneirismo, genialidade e modernidade em Artur Paredes”.
Com edição da Tradisom, de José Moças, o livro constitui um exaustivo trabalho de investigação em torno da vida e obra daquele que é consensualmente considerado o mais importante intérprete da guitarra portuguesa de Coimbra e o principal responsável por conferir dignidade a este instrumento.
Acresce, como motivo de interesse, o facto de esta edição incluir seis CDs que contemplam a totalidade da obra de Artur Paredes e ainda registos sonoros dos mais importantes instrumentistas que o antecederam, alguns deles tornados públicos pela primeira vez.
Para além da apresentação da obra, a sessão contou com a reprodução de vários excertos musicais a partir dos CDs que a integram, ilustrando musicalmente o percurso pela vida e pelo trabalho artístico de Artur Paredes.
Fonte: CMVV


