O Município de Esposende está a desenvolver a forma estratégica na sua aposta na digitalização e na segurança informática, com o objetivo de oferecer serviços públicos mais eficientes, transparentes, seguros e próximos dos cidadãos. Neste âmbito, encontra-se em curso um conjunto de investimentos no valor global de cerca de 500 mil euros destinado à modernização tecnológica da Administração Pública Local.
Este plano de modernização conta com o apoio do Programa Regional NORTE2030, sendo cofinanciado pela União Europeia, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), com uma taxa de financiamento de 85%.
A candidatura enquadra-se no aviso “Digitalização da Administração Pública Local” , orientada para a inovação, competitividade e eficiência dos serviços públicos, através da modernização tecnológica e do reforço da cibersegurança.
No plano da Transição Digital, o investimento total é de 282 mil euros e contempla a modernização dos serviços e desmaterialização de processos, enquanto que ao nível da Segurança Informática serão investidos 186 mil euros no reforço da cibersegurança com tecnologias de IA (Inteligência Artificial) e SOC (Centro de Operações de Segurança).
As ações de modernização abrangem a implementação de novas infraestruturas tecnológicas e serviços online que promovem maior acessibilidade e eficiência no atendimento a cidadãos e empresas. Entre os projetos em desenvolvimento destacam-se a modernização do datacenter municipal, aumentando a capacidade de processamento, a resiliência e a segurança dos sistemas, a criação de um novo portal institucional, mais orientado para o atendimento digital, com motores de pesquisa baseados em IA e uma interface mais moderna e intuitiva e a implementação de uma nova plataforma de atendimento aos processos urbanísticos, mais integrada, acessível e informativa, reforçando a desmaterialização destes procedimentos.
No âmbito da proteção digital, o Município está a atualizar o sistema de segurança informática, integrando soluções baseadas em Inteligência Artificial e estabelecendo um Centro de Operações de Segurança (SOC), com equipamentos especializados na monitorização e detecção de ameaças.
O plano inclui ainda auditorias técnicas, nomeadamente testes de penetração, que permitem avaliar a robustez dos sistemas e mitigar eventuais vulnerabilidades.
Este investimento representa um marco estratégico na transformação digital dos serviços municipais, promovendo maior confiança dos municípios, eficiência administrativa e resiliência tecnológica.
A iniciativa está alinhada com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU, reforçando o compromisso de Esposende com uma gestão pública moderna, segura e sustentável.
Fonte: CME


