Sacré Choeur – Vozes da Misericórdia de Barcelos apresenta-se com casa cheia

Sacré Choeur – Vozes da Misericórdia de Barcelos apresentou-se, este sábado, à comunidade, com casa cheia. Diante do público que encheu a Igreja da Misericórdia, o coro, fundado este ano, apresentou o seu Concerto de Natal, entre melodias e espírito natalícios e os bons valores associados a esta época: amor, paz, confraternização.
Colaboradores e Ir­mãos formam a Voz, para se cumprir mais uma Obra de Misericórdia. “Quando, em 2019, quisemos estudar, analisar e pensar as Obras de Misericórdia à luz dos tempos que vivemos, que são tempos difíceis e em que as necessidades são muitas, quisemos de alguma maneira tentar perceber de que forma é que poderíamos concretizar, hoje, essas Obras de Misericórdia. Consolar os tristes continua a ser uma das mais importantes Obras de Misericórdia. Consolar e animar. A música eleva a alma”, explicou, no final, o provedor da SCMB, Nuno Reis, concretizando logo de seguida. “Sentir com o coração, com o sagrado coração, é a tradução prática das Obras de Misericórdia nos dias de hoje. Com certeza que as Vozes da Misericórdia – quer os que constituem o coro, quer os que ajudaram a concretizar – se sentem hoje muito mais animados, muito mais elevados”.
Fundado em 2025, o Sacré Choeur – Vozes da Misericórdia de Barcelos cor­poriza um sonho antigo da instituição. Com o nome, faz-se alusão discreta ao som da palavra coeur (coração), ho­mófona de choeur (coro), e ao nome de um dos mais conhecidos templos ca­tólicos da Europa: a Basílica de Sacré-Coeur, em Paris.
Fonte: Santa Casa da Misericórdia de Barcelos