Biblioteca Manuel de Boaventura abre o novo ano com programação dedicada às famílias, escolas e comunidade

A Biblioteca Municipal Manuel de Boaventura, em Esposende, inicia o novo ano com uma programação diversificada dirigida a crianças, famílias e instituições, reforçando a sua missão de promoção da leitura, da criatividade e do encontro entre gerações.
Ao longo de todo o mês, a Biblioteca Municipal e o Polo de Leitura de Forjães (às quartas-feiras) apresentam a sessão “Conta-me uma História”, dedicada em janeiro à obra “Urso Papão”, de Rute Cancela. Esta sessão de leitura encenada foca-se numa história rimada que explora medos, mistérios e imaginação. Dirigida exclusivamente a instituições, a iniciativa pretende incentivar o gosto pelos livros desde a primeira infância. O público-alvo são crianças dos 3 aos 7 anos (máximo de 24 participantes por sessão) e a atividade é gratuita, mediante marcação prévia através de e-mail ou telefone.
No dia 11 de janeiro, às 11h00, retoma-se o programa de jogos de mesa tradicionais e contemporâneos. Esta atividade junta várias gerações, proporcionando momentos de convívio, aprendizagem e partilha entre famílias.
No dia 14 de janeiro, às 18h00, a Biblioteca promove uma sessão de Playoga — uma prática que combina histórias, música, exercícios de respiração, meditação, relaxamento e posturas de yoga, proporcionando uma experiência de equilíbrio e bem-estar. Esta sessão é dirigida a crianças dos 7 aos 9 anos.
As crianças e as famílias serão ainda convidadas a descobrir a história de um menino que queria ser músico, de uma rã que tocava tambor e de quatro ratinhos gulosos. Através de obras musicais interpretadas em saxofone e de leituras onde a música se torna inspiração literária, a atividade inclui jogos e exercícios participativos, culminando no desafio de “ler os sons das palavras”.
Esta última atividade é dirigida a crianças com mais de 5 anos, acompanhadas por adulto(s). A participação é gratuita, mas sujeita a inscrição prévia (a partir de 2 de janeiro) através do formulário online, do e-mail [email protected] ou do telefone 253 960 181.
Fonte: CME