A CIM Cávado, que integra os municípios de Amares, Barcelos, Braga, Esposende, Terras de Bouro e Vila Verde, manifestando a sua solidariedade para com os territórios atingidos pela Tempestade Kristin, lançou uma iniciativa de apoio às populações afectadas, no âmbito das operações de emergência em curso, com especial atenção ao abastecimento de água potável.
Em articulação e coordenação com as Comunidades Intermunicipais da Região de Coimbra e da Região de Leiria, a CIM Cávado procedeu ao envio, em camiões, de 11.520 garrafões de água de 6 litros , correspondendo a um total de 69.120 litros de água potável , destinados às regiões mais severamente afetadas.
Esta acção enquadra-se no âmbito da cooperação institucional entre comunidades intermunicipais, tendo sido desencadeada na sequência da identificação das necessidades prioritárias no terreno, permitindo a mobilização célere de recursos e a concretização de uma resposta adequada às populações afectadas.
A operação logística envolve a entrega conjunta, assegurando-se o transporte, a entrega e a afetação correta dos bens enviados, em conformidade com as necessidades específicas no terreno pelas Entidades Responsáveis.
Para o Presidente da CIM Cávado, Mário Constantino, ” em situações de emergência, a solidariedade entre territórios assume um papel determinante. A CIM Cávado mobilizou os recursos disponíveis e reforçou a cooperação intermunicipal, com o objetivo de apoiar as populações mais afetadas “. Sublinha, ainda, que “ esta iniciativa reflete o espírito de união e responsabilidade das autarquias da região, demonstrando que, em momentos críticos, estamos todos comprometidos com a proteção das populações e com a salvaguarda das condições básicas de vida ”.
A CIM Cávado continuará a acompanhar a situação no terreno, mantendo-se disponível para colaborar em futuras ações de apoio, em articulação conjunta com as entidades competentes e os parceiros intermunicipais.


