Barcelos reforça compromisso com o envelhecimento ativo e saudável

No âmbito do projeto “Envelhecimento Ativo e Saudável em Barcelos”, o Município está a promover diversas ações dirigidas à população mais velha, entre as quais se destaca a iniciativa “Eu e a Minha Reforma”, que realizou a sua primeira edição ontem, na Casa da Juventude.

O projeto, que contempla um plano de ação a implementar entre 2025 e 2027, abrange onze iniciativas dirigidas a pessoas com 65 anos ou mais. O objetivo é promover o envelhecimento ativo, a inclusão social e a melhoria da qualidade de vida.

No total, estão previstas três edições da iniciativa, cada uma composta por seis sessões. A primeira edição realiza-se em Barcelos, a segunda será na freguesia de Fragoso, ainda no ano de 2026, e a terceira terá lugar na freguesia de Viatodos, em 2027.

A 1.ª edição realiza-se na Casa da Juventude de Barcelos, com sessões ainda previstas para os dias 18 e 25 de fevereiro e, ainda, nos próximos dias 4, 11 e 18 de março. Todas elas com início às 14h30 e final às 16h30.

A segunda sessão terá lugar na Casa do Povo de Fragoso, nos dias 7, 14, 21 e 28 de outubro e 4 e 11 de novembro, igualmente das 14h30 às 16h30.

Finalmente, a terceira edição, já em 2027, decorrerá nos Bombeiros Voluntários de Viatodos, nos dias 3, 10, 17, 24 e 31 de março e, ainda, no dia 1 de abril, também das 14h30 às 16h30.

A iniciativa “Eu e Minha Reforma” é um programa da Fundação Dr. António Cupertino de Miranda, que visa promover a inclusão financeira e digital das pessoas mais velhas, através do acesso à informação e ao desenvolvimento de competências financeiras. O objetivo é contribuir para decisões mais consistentes, prevenção de situações de fraude e burla e para o reforço do bem-estar individual, familiar e social.

Atento à importância da literacia financeira e do envelhecimento ativo, o Município de Barcelos integrou esta iniciativa no projeto “Envelhecimento Ativo e Saudável em Barcelos”.

Para além desta iniciativa, o Município desenvolve, ainda, a “Academia + 65”, a “Oficina da Memória e Estimulação Cognitiva”, os “Workshops Literacia + 65”, o “Cartão Barcelos 65+” e a “Comissão Municipal de Proteção à Pessoa Mais Velha”.

Por sua vez, o Centro Social da Paróquia de Arcozelo é responsável pela dinamização das iniciativas “Barcelos + Ativo” e “Pessoas Mais Velhas no Parque”. Já a SOPRO – Solidariedade e Promoção desenvolve as ações “Equipa Cuidin” e “Barcelos Amigo: Intervenção Social e Voluntariado”.

Por fim, a Cruz Vermelha Portuguesa assegura a implementação da iniciativa “Teleassistência”, cujas candidaturas estão a decorrer até ao próximo dia 19 de fevereiro. Todas as pessoas interessadas podem apresentar a sua candidatura no Balcão Único ou no portal do Município, conforme informação disponível no site do município e enviada para as instituições do território de Barcelos.

Para saberem mais sobre todas as iniciativas do projeto “Envelhecimento Ativo e Saudável em Barcelos” e descobrir como participar, os interessados podem consultar o site do Município de Barcelos, em www.cm-barcelos.pt/viver/projeto-envelhecimento-ativo-e-saudavel/.

O projeto “Envelhecimento Ativo e Saudável em Barcelos” é uma iniciativa integrada no Aviso NORTE2030-2024-6 – Planos de Ação Intermunicipais para a Inclusão Ativa de Grupos Vulneráveis (ITI).