I Fórum do Núcleo de Enfermagem de Reabilitação promoveu reflexão sobre a reabilitação ao longo do ciclo de vida

2026/06/22

A Unidade Local de Saúde Barcelos/Esposende (ULSBE) realizou hoje o I Fórum do Núcleo de Enfermagem de Reabilitação, dedicado ao tema "Reabilitar ao longo do ciclo de vida", numa iniciativa dedicada à partilha de conhecimento, atualização científica e reflexão sobre o papel da Enfermagem de Reabilitação na prestação de cuidados de saúde.

A sessão de abertura contou com a presença do Vereador do Município de Barcelos, Filipe Pinheiro, do Vice-Presidente do Município de Esposende, Aurélio Neiva, do Presidente do Conselho de Administração da ULSBE, Tiago Gonçalves, da Enfermeira Diretora, Edite Brito, da representante da Mesa de Especialidade de Enfermagem de Reabilitação da Ordem dos Enfermeiros, Irene Estefânia, e da representante da Comissão Organizadora, Sofia Palme.

Nas intervenções realizadas, foi destacada a importância da Enfermagem de Reabilitação na promoção da autonomia, da funcionalidade e do bem-estar das pessoas, bem como o contributo destes profissionais para a melhoria dos resultados em saúde ao longo de todas as etapas da vida.

Ao longo do dia, o Auditório da Câmara Municipal de Barcelos reuniu profissionais de saúde e especialistas de diferentes áreas para abordar temas relacionados com a reabilitação em diversos contextos assistenciais, nomeadamente o exercício físico em oncologia, a reabilitação no domicílio, a intervenção precoce em cuidados intensivos, a atuação na urgência, os cuidados continuados, o contexto desportivo e a inovação em reabilitação.

O programa incluiu ainda uma reflexão sobre o papel do gestor de caso e sobre os desafios da reabilitação em diferentes fases do ciclo de vida, com destaque para a reabilitação pediátrica, a continência intestinal no adulto, a intervenção especializada no pavimento pélvico e a reabilitação geriátrica.

Categorias Barcelos