Souto Rock estreia documentário sobre 20 anos de "uma família unida e uma aldeia em movimento"

2026/06/26

A freguesia de Roriz, em Barcelos, recebe, esta sexta-feira, a estreia do documentário "Souto Rock 20 anos - O fim do mundo em cuecas!", realizado por Mário J. Negrão, e que assinala duas décadas do emblemático festival de rock. A sessão está marcada para as 21h30, no Salão Paroquial de Roriz. 

 

O filme tem como ponto de partida a história da família onde o histórico festival nasceu, em 2005, e do arquivo registado ao longo de todas as edições. 

 

"Entre concertos, vacas, confeções, rifas, chuva, jantares, bandas, primos e amigos, o festival mostra o rock como mais uma forma teimosa ainda que simples de manter uma família unida e a aldeia em movimento, uma certa ideia de casa em permanente desbunda", lê-se na sinopse do documentário, que conta o apoio da Câmara Municipal de Barcelos. 

 

O realizador Mário J. Negrão, natural de Barcelos e radicado no Barreiro, refere que a organização do festival deu-lhe "carta branca" para fazer "o que quisesse". Por isso, quis "incluir outras camadas" neste documentário sobre um festival de rock e interessou-lhe saber mais sobre a história da família que foi berço do Souto Rock e ainda explorar a sua própria relação pessoal com o evento. 

Categorias Barcelos