Sérgio Raposo Frade assumiu hoje funções como Presidente do Conselho de Administração Executivo da Caixa Central de Crédito Agrícola Mútuo (CCCAM), para o exercício do mandato no triénio 2025-2027.

Eleito em Assembleia Geral com mais de 96% dos votos das Caixas Associadas, sucede a Licínio Pina, que liderou o Conselho de Administração Executivo ao longo dos últimos 12 anos. Sob essa liderança, o Grupo Crédito Agrícola concretizou um conjunto de reformas estruturais – desde a profissionalização da gestão das Caixas, ao reforço da representatividade feminina nos Órgãos Sociais e à recuperação de indicadores financeiros fundamentais – que permitiram alcançar, em 2024, um lucro histórico de 438 milhões de euros e um rácio de CET 1 e Fundos Próprios Totais de 24,0%.

Com mais de duas décadas de experiência no sector financeiro e membro do Conselho de Administração Executivo da Caixa Central desde 2013, Sérgio Raposo Frade exerceu, desde 2017, funções de Chief Financial Officer (CFO). Com um conhecimento profundo da organização e dos seus valores, assume agora a presidência com a ambição de continuar o percurso de crescimento e sucesso do Grupo, de assegurar o contributo do Grupo para o desenvolvimento económico-social das comunidades em que se insere e de o preparar para os desafios de um sector em permanente transformação.

Assumo esta função com um profundo sentido de missão e de responsabilidade. O trabalho desenvolvido ao longo da última década permitiu colocar o Grupo Crédito Agrícola num patamar de solidez e resultados que muito nos orgulha. É sobre esse alicerce que queremos continuar a construir um futuro com sucesso: um Grupo sólido, competitivo, actual, próximo e sustentável, preparado para responder com ambição aos desafios de um sector em constante evolução. Os nossos clientes e associados e continuarão a ser o nosso foco principal e a base da confiança no Grupo, reforçada com a experiência, produtos e serviços entregues através do melhor de cada uma das nossas pessoas – o nosso principal activo”, refere Sérgio Raposo Frade, Presidente do Conselho de Administração Executivo da Caixa Central.

O Conselho de Administração Executivo da Caixa Central no mandato 2025-2027 integra ainda os vogais Ana Paula Ramos, Ana Garcia Rodrigues, Filomena Ferraz de Oliveira, João Laranjeira, José Henriques e Rodolfo Varela Pinto.

A nova equipa de gestão inicia funções com o compromisso de reforçar a solidez do Grupo Crédito Agrícola e consolidar a sua identidade enquanto Banco Cooperativo de referência em Portugal. Um Grupo que, ancorado nos seus valores de proximidade, confiança e sustentabilidade, ambiciona continuar a crescer e a contribuir para o desenvolvimento das comunidades onde está presente.