“Primeira Divisão é sem dúvida o lugar deste clube”

O JCR Perelhal está de regresso à Primeira Divisão do Campeonato Popular. É a terceira vez que andará no mais alto escalão do futebol concelhio. O Perelhal foi campeão da Segunda Divisão em 2001/20002 e na época seguinte conquistou também o título da Primeira Divisão. Haveria de descer na época 2006/2007 e até, mais tarde, de permanecer um ano sem atividade. No entanto, voltaria à Primeira Divisão em 2013/2014, mas desceu logo na temporada seguinte.

Esta época, com Chico Zé no comando técnico, a equipa volta a garantir a subida de divisão, ocupando o terceiro lugar. O presidente do clube, José Augusto Costa, salienta que “o objetivo foi cumprido”. “Fizemos o que tínhamos de fazer. Jogámos o que sabíamos e deu frutos”, diz, acrescentando que no início de época não apresentou a promoção ao escalão principal como objetivo.
“Não havia objetivo. O objetivo era jogar por prazer. Se jogarmos com gosto, com uma equipa coesa e alguém de qualidade a comandar, os resultados vêm ao de cima”, apontado José Augusto Costa, deixando elogios ao treinador: “Fez um bom trabalho na época transata, deu seguimento nesta e teve frutos”.
A subida de divisão não foi imposta pela direção, mas o treinador já a tinha em mente. “Da parte da direção nunca houve pressão. Quando abracei o projeto sabia que seria extremamente difícil porque o Perelhal vinha de uma descida de divisão, tinha que formar um grupo completamente novo e a primeira época como é evidente é para a gente tirar ilações. Desde o jantar de convívio de final de época propusemos para motivar o grupo de trabalho que teríamos que assumir a subida à Primeira Divisão, porque é sem dúvida nenhuma o lugar deste clube com adeptos e simpatizantes fantásticos. Teria que ser esse o objetivo, felizmente foi conseguido”, explica Chico Zé.
Depois, um “grupo muito coeso, muito unido e focado no objetivo” fez o resto. Agora, para a próxima época o objetivo é a permanência. “A Primeira Divisão é outro patamar, as equipas são equilibradas, mas faremos tudo por tudo para nos mantermos”, sublinha José Augusto Costa.
Na altura desta entrevista, Chico Zé ainda estava a equacionar a continuidade, mas tudo indica que se mantenha no comando técnico. “Se tomar a decisão pelo coração é evidente que irei continuar. Sinto que fiz um bom trabalho estas duas épocas, o objetivo da subida concretizou-se, sinto-me um treinador valorizado e valorizei também os jogadores”:
Quem não deverá continuar é mesmo o presidente que pegou no clube após interregno de um ano: “Como presidente não continuarei, o meu ciclo acabou. Vou sair, mas a máquina está montada é só dar seguimento”.
O plantel sénior na próxima temporada terá que ser reforçado para garantir a manutenção. “O grau de exigência é maior e o primeiro é extremamente complicado”, adianta Chico Zé, que completa: “A maior parte do plantel ficará, serão necessários alguns reajustes para fazer uma Primeira Divisão sem muitos sobressaltos”.
Além de seniores, o Perelhal tem outros quatro escalões a competir no Popular e no federado.

Deixe um comentário