Passos Coelho “otimista” em Barcelos

Pedro Passos Coelho esteve em Barcelos segunda-feira para demonstrar o seu apoio a Mário Constantino, candidato à Câmara da Coligação Mais Barcelos. O presidente do PSD visitou uma empresa têxtil em Vila Frescainha S. Martinho, fez uma arruada pelo centro da cidade que reuniu muitos apoiantes da coligação de direita, prestou homenagem a Francisco Sá Carneiro, junto da estátua do fundador do PSD, e visitou o IPCA. Pedro Passos Coelho mostrou-se otimista para domingo: “O que me deixa otimista em relação às eleições de domingo foi a escolha que fizemos dos nossos candidatos, a forma como as listas foram sendo construídas, como as pessoas vieram para a rua, como têm sido acolhidas… Não é igual em todo o lado, mas no geral dá-me uma expectativa positiva sobre o resultado das eleições”.

Depois da arruada com o presidente do PSD, a Coligação Mais Barcelos apresentou na terça-feira o seu programa eleitoral, assente em doze pontos, entre os quais se destacam o novo hospital, a despoluição do Cávado, Descida do IMI, diminuição do IRS, comparticipação de medicamentos aos idosos, transporte gratuito para todos os alunos do secundário, fecho da circular urbana, construção de um corredor verde e aumento das verbas transferidas para as Juntas de 200% para 300%.

Quanto a esta medida, o candidato à Câmara, Mário Constatino, sublinha que as verbas não representam um aumento de despesa, pois substituirão, pelo menos em parte, os subsídios pontuais atribuídos às freguesias: “Na verdade, não vamos aumentar, como já ouvimos adversários políticos a dizer, o orçamento ou vamos ter mais despesa. Vamos é dar uma maior consistência à atribuição de subsídios. Obviamente que vai continuar a haver atribuições pontuais a Juntas de Freguesia em que for necessário em determinado momento fazê-lo. Agora, o que queremos é estruturar, organizar a atribuição dos subsídios e também em parceria com os presidentes de Junta – que considero parceiros privilegiados do desenvolvimento do concelho – equacionar qual o investimento prioritário. O terceiro FFF [Fundo de Financiamento das Freguesias] será direcionado para o investimento”.

O candidato da Coligação Mais Barcelos compromete-se a resolver a questão da água, no prazo dado pela empresa para executar a Câmara – 31 de Dezembro: “Iremos tentar obviamente alargar o prazo. Caso não seja possível, iremos encontrar a melhor solução em prazo recorde. Não estamos fechados a qualquer uma das hipóteses. Não temos aversão por qualquer uma das soluções: nem o resgate, nem a compra de 75%, nem à aquisição dos 49%. Não nos repugna nenhuma das três. Queremos é ter um estudo que nos ajude a decidir com consistência”.

Deixe um comentário