Barcelos apresenta “7 Prazeres da Gastronomia” 2019

O programa anual “7 Prazeres da Gastronomia” arrancam já no próximo fim-de-semana, com a lampreia. A sessão de apresentação decorreu, esta segunda-feira, no Restaurante Casa dos Arcos e contou com a presença do vereador do Turismo e do Artesanato da Câmara Municipal de Barcelos, José Beleza.

A iniciativa arranca de dia 15 a 17 de fevereiro, com o fim-de-semana da lampreia. Segue-se a semana do galo, dos rojões e das papas de sarrabulho, entre os dias 8 e 17 de março. Em junho e julho, há o fim-de-semana do bacalhau e dos petiscos. Em outubro e novembro, há dias dedicados ao concurso do galo assado e do arroz pica-no-chão. Por fim e nos dias 30 de novembro e 1 de dezembro, há o concurso ‘Barcelos Doce’.

O vereador garantiu que a escolha das datas não foi ao acaso, pois foram decididas para “combater os períodos de menor afluência à cidade e potenciar a época baixa da restauração, do turismo e da hotelaria”.

Durante a sessão, José Beleza apresentou também a Carta Gastronómica de Barcelos. A ser lançada no final do ano, a carta vai recolher sabores antigos e as receitas presentes durante as semanas dedicadas aos pratos típicos do concelho e que fazem de Barcelos um ponto de referência no panorama gastronómico do país.

Deixe um comentário