Crianças e jovens assistiram a mais de 84 mil casos de violência doméstica

Em Portugal, as crianças ou jovens presenciaram a mais de 84 mil casos de violência doméstica, nos últimos oito anos. Os dados foram divulgados esta segunda-feira por António Castanho, especialista e representante do Ministério da Administração Interna.

“A violência doméstica interrompe, destrói e tem impacto na vida futura de milhares de crianças em Portugal” alertou o especialista que representa o ministério em equipas sobre a violência doméstica e na Comissão Nacional de Promoção de Direitos e Proteção das Crianças e Jovens (CNPDPCJ), durante a cerimónia de abertura do Mês de Prevenção dos Maus Tratos na Infância, que decorreu em Lisboa.

Nos últimos oito anos, 13 133 crianças e jovens foram vítimas de violência doméstica e 84 767 assistiram a casos de violência. Os dados foram recorridos pelas forças de segurança entre janeiro de 2000 e 31 de janeiro de 2018. Para António Castanho, os números “estão muito aquém da realidade”, uma vez que registam apenas as situações onde intervêm os agentes.

 

Deixe um comentário