Dezasseis mulheres mortas pelos companheiros desde o início do ano

Um total de 16 mulheres já foram mortas pelos companheiros desde o início do ano, avançou esta terça-feira a edição online do jornal Público. A mais recente vítima, de 42 anos, já teria apresentado queixa junto das autoridades, mas acabou por morrer vítima de violência doméstica.

A Polícia de Segurança Pública (PSP) anunciou, esta terça-feira, que deteve, nos últimos cinco dias, no distrito de Lisboa, seis homens pelos crimes de violência doméstica, tendo um dos casos culminado na morte da vítima.

O relatório da comissão técnica multidisciplinar para a prevenção e combate à violência doméstica vai ser entregue no dia 28 de junho, adiantou no parlamento a ministra da Presidência e Modernização Administrativa. Falando na Comissão de Assuntos Constitucionais, Direitos, Liberdades e Garantias da Assembleia da República, Mariana Vieira da Silva lembrou que em março “foi criada uma comissão técnica multidisciplinar para a prevenção e combate à violência doméstica”, que ficou encarregue de se debruçar sobre metodologias de recolha e tratamento de dados estatísticos, intervenção das autoridades e modelos de formação.

De acordo com a ministra, o relatório final desta comissão, que já deveria ter sido entregue, “ainda está a ser ultimado”, dado que a equipa “pediu mais alguns dias” até entregar o documento.

Deixe um comentário