Passagens de nível em Barcelos devem acabar até 2023

A Infraestruturas de Portugal (IP) tem “um plano de intervenção” que prevê a supressão, até 2023, de todas as passagens de nível do concelho de Barcelos, disse esta quarta-feira fonte oficial da empresa à Lusa.

Segundo a fonte, estão em causa cerca de dezena e meia de passagens, que serão substituídas por desnivelamentos. “O plano está a ser trabalhado em conjunto com o município”, referiu a fonte, sublinhando que o horizonte temporal de 2023 “é indicativo”, podendo haver situações que se prolonguem para lá dessa data.

Três pessoas, entre as quais uma criança, morreram na manhã de quarta-feira num acidente que ocorreu numa passagem de nível em Carapeços, Barcelos, quando um automóvel foi colhido por um comboio que fazia a ligação entre Vigo (Espanha) e o Porto.

Segundo o presidente da Junta de Carapeços, Hélder Tomé, aquela freguesia tem uma outra passagem de nível “a poucos metros de distância”. As duas dispõem de sinalização luminosa e de “meias barreiras”. “Há registo de alguns acidentes, mas todos por negligência dos condutores, já que as passagens estão devidamente sinalizadas. As pessoas, por vezes, facilitam e o pior acontece”, apontou o autarca.

Hélder Tomé sublinhou, no entanto, que “uma passagem de nível é sempre perigosa”, pelo que a Junta espera que a supressão aconteça “com a máxima brevidade possível”. Adiantou que só para a supressão das duas passagens de nível de Carapeços estará em causa um investimento entre “dois a três milhões de euros”.

Contactada pela Lusa, fonte oficial da Câmara de Barcelos disse que está a ser desenvolvido “um trabalho técnico” entre o município e a IP para definir as “melhores soluções” para cada caso. Vincou que o objetivo é “acabar” com as passagens de nível no concelho, mas sublinhou que em causa estão “investimentos avultados” e algumas intervenções “de grande dificuldade técnica”.

Notícia Agência Lusa

Deixe um comentário