Obras de requalificação do Largo Dr. José Novais arrancaram

Iniciaram as obras de requalificação do Largo Dr. José Novais (conhecido por antigo Largo dos Bombeiros), orçadas em 331.472,60€, sendo comparticipadas em 265.795,00€ pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, através do Programa Estratégico de Desenvolvimento Urbano (PEDU).

A obra tem um prazo de execução de 180 dias, intervém numa área de 2.070 metros quadrados que tem uma relação direta com a Torre Medieval (monumento nacional classificado em 1926), a Biblioteca Municipal e o Posto de Turismo e uma continuidade espacial e urbana com a Rua D. António Barroso, Largo da Porta Nova e Avenida da Liberdade.

A intervenção vai transformar o Largo “num espaço destinado à realização de eventos de cariz cultural e recreativo, assente numa perspetiva de valorização e dignificação” enquanto espaço pedonal, sendo criadas duas plataformas de cota desniveladas, que organizarão o espaço. Serão também criadas duas zonas verdes, uma delas para a realização de eventos ao ar livre (como uma biblioteca de jardim) com bancos bebedouro e outra para proporcionar melhores condições aos turistas e peregrinos nas visitas ao Posto de Turismo.

O pavimento de betuminoso será removido e o local será equipado com mobiliário urbano e iluminação adequados, pavimentado com lajedo de granito, drenagem de águas pluviais e residuais e abastecimento de água. Uma vez que o Largo passará a ter uma forte componente pedonal, o acesso automóvel será condicionado.

Esta intervenção insere-se na estratégica municipal de requalificação dos espaços urbanos e equipamentos públicos, no âmbito das prioridades de investimento do PEDU para a regeneração urbana (PI 6.5) e onde se incluem outras obras a iniciar em breve.