Alunos de Barcelos vencem 2.º lugar do projeto “No Poupar Está o Ganho”

O trabalho apresentado pela turma 4.º C da Escola Básica da Freguesia de Abade de Neiva, Barcelos, conquistou o 2º lugar de Melhor Trabalho do 2º ciclo do ensino básico da 10.ª edição do projeto de educação financeira “No Poupar Está o Ganho”, promovido pela Fundação Dr. António Cupertino de Miranda e ao qual concorreram 5.792 alunos, do ensino básico ao secundário, de todas as escolas do país.
Os alunos de Abade de Neiva concorreram com o vídeo “Opiniões dos alunos sobre a importância da Educação Financeira.”
No âmbito deste concurso, foram atribuídos prémios aos melhores trabalhos do 1.º, 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e do ensino secundário. O programa já envolveu mais de 30 mil alunos.
Os prémios foram dados a conhecer no passado dia 19 de junho, em formato online, através dos canais de Facebook e do Youtube, numa sessão que contou com a participação do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.
O júri do concurso foi constituído por representantes da Faculdade de Economia da Universidade do Porto, do Banco de Portugal, da Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares e da Associação Portuguesa de Seguradores.
Com a adesão a este projecto, o Município de Barcelos procurou sensibilizar as crianças e os jovens para os hábitos de poupança e de consumo responsáveis, ajudando-os a adquirir competências financeiras que lhes permitam a tomada de decisões corretas e informadas no futuro.
Os vencedores foram os seguintes: no 1.º ciclo do ensino básico, a turma do 3º B da Escola Básica de Agudela, Pampelido, em Matosinhos, foi a vencedora do 1º prémio com o jogo “Quem quer ser poupado”; o segundo prémio foi para os alunos da turma  4º C da EB de Abade de Neiva,  com o vídeo “Opiniões dos alunos sobre a importância da Educação Financeira”; o terceiro prémio foi para os alunos do 3º/4º anos da EB de Crestins, Maia.
Quanto ao 2º ciclo, a distinguida foi a turma 10 do 6º ano da Escola Básica Júlio Brandão, em Vila Nova de Famalicão, com o projeto “€UROGEST – ‘carteira’ digital”; o segundo e terceiros prémios foram para a turma do 5º G da EB Nadir Afonso, Chaves, e do 6ºC do Colégio de S. Gonçalo, de Amarante.
Já na competição do 3º ciclo, a grande vencedora foi a Escola Básica e Secundária Santos Simões, em Guimarães, com o projeto em vídeo “Heróis Poupança”, do 9.º D; o segundo prémio foi atribuído aos alunos da turma E do 9º. Ano da EB 2,3/S de Vale Cambra.
No ensino secundário, a vencedora foi a turma CP2MM1, do 10º ano, da EPRAMI – Escola Profissional Alto Minho Interior, em Monção.
Para além dos prémios atribuídos pelo júri, foi ainda concedida uma distinção de melhor trabalho, através do voto do público. Nesta categoria, o vencedor foi a turma 9º A da Escola Básica de Dairas, de Vale de Cambra, que, assim, acumulou mais um prémio.
Rádio Cávado
A voz de Barcelos
102.4 fm
www.radiocavado.pt