É importante estarmos representados na Festa das Cruzes

A Santa Casa da Misericórdia de Barcelos é uma das maiores instituições do concelho e faz-se representar na Batalha das Flores e na procissão das Cruzes. O provedor, Firmino Silva, realça que esta é uma participação importante para a instituição.

Tem muito significado para a Misericórdia associar-se à Festa das Cruzes?
A Misericórdia de Barcelos, como todos os anos, associa-se a esta grande romaria. Para nós, enquanto insttuição de solidariedade social, é importante estarmos representados. A nossa participação é sobretudo na Batalha das Flores. Desde início participamos com os nossos utentes e principalmente com os colaboradores. Este ano temos 80 pessoas na Batalha das Flores. É uma participação que fazemos todos os anos a convite da organização e fazemo-la com muito gosto, muito empenho, muita animação. A Misericórdia também está representada com os seus órgãos sociais na procissão a 3 de Maio.

Uma participação de 80 pessoas mostra empenho na Batalha das Flores.
Sim, aliás tenho assistido à grande animação dos elementos que estão a tratar da nossa participação. A Misericordia tem muito perto de 400 colaboradores, não podem estar todos presentes, mas seremos muito bem representados. A principal responsável é a dra. Ana Rosa que gosta bastante deste tipo de actividades e coloca particular empenho na organização.
Estas atividades unem o grupo de trabalho?
Servem precisamente para isso. Numa casa com quase 400 colaboradores estas iniciatias ajudam a criar espírito de equipa, de grupo e permitem aos colaboradores comungarem de momentos de boa disposição.
Em que consiste a participação na procissão das Cruzes?
Os representantes dos três órgãos sociais da Misericórdia – a mesa da assembleia, a mesa administrativa e definitório (conselho fiscal) – irão na procissão fazendo representar a instituição. É algo que fazemos com muito gosto.

Deixe um comentário