Festa em honra da Sra. da Conceição no lugar de Mereces, em Vila Cova

Textura

Em Vila Cova, no lugar de Mereces, entre amanhã e sexta-feira, há festa em honra da Sra. da Conceição. Amanhã, pelas 22h00, atua o grupo Textura, mas antes há uma procissão de velas muito particular, como assinala à Rádio Cávado o presidente da Comissão de Festas, José António: “Quando a sra. da Conceição chega ao lugar de Mereces, o lugar é todo iluminado com fogo-de-artifício. É uma particularidade desta festa”.

Na sexta-feira, Dia da Imaculada Conceição, há missa às 11h30. De tarde, às 14h30, dá-se a entrada da Fanfarra dos Escuteiros de Vila Cova. Pelas 15h30, começam os atos religiosos e no final sai pelo lugar de Mereces a procissão com cinco andores e vários figurados.

Pelas 17h00, atuam os ranchos folclóricos de Cabanelas e As Gamelinhas de Palme. Pelas 18h30, a festa da Sra. da Conceição encerra com as “Desgarradas” da artista Tatiana.

A festa da Sra. da Consolação é uma tradição do lugar de Mereces, em Vila Cova, e realiza-se apenas de três em três anos, sublinha o presidente da Comissão: “Em Vila Cova temos a festa principal da freguesia e depois temos três mais festas secundárias e cada ano realiza-se uma festa secundária. Portanto, de três em três anos, há festa da sra. da Conceição”.

Deixe um comentário