Na primeira presença no calendário oficial da Semana da Moda de Milão, Alexandra Moura apresentou uma coleção inspirada na arte ceramista de Rosa Ramalho.
Nesta segunda-feira, a criadora portuguesa revelou no Palazzo Giureconsulti a homenagem à artista, natural de Galegos São Martinho, nascida em 1888. Em comunicado, a designer explicou que “a inspiração em seres fantásticos, bestas e monstros, na vida rural de Rosa, fazem nascer detalhes, desenhos, misturas de materiais, sobreposições, paleta de cores e dizeres”.
A coleção de outono/inverno foi transformada no bestiário de Rosa Ramalho. Uma reinterpretação em forma de roupa dos “mosntros da mulher no campo, trabalhadora e com uma inteligência e sentido estético fora do seu tempo”. Na coleção mista, pode ainda notar-se algumas criaturas imaginadas pela ceramista, algumas frases de sua autoria e o lenço preto na cabeça foi também utilizado por algumas modelos.
A estreia de Alexandra Moura em Milão traduziu-se como embaixadora da moda portuguesa, através da Portugal Fashion, bem como na promoção da cultura portuguesa.