Barcelos é oficialmente membro da Rede Mundial de Turismo Criativo

O Município de Barcelos entra, em outubro, na mais conceituada Rede Mundial de Turismo Criativo, na qualidade de “Creative Friendly Destination”, assumindo-se na linha da frente neste domínio em termos mundiais. Esta integração na rede vem confirmar o trabalho que o Município tem vindo a fazer em prol do desenvolvimento do turismo criativo como fator de diferenciação do nosso território e enquanto importante ativo local para o futuro do setor.

A aposta do Município na criatividade local manifesta-se, muito particularmente, na riqueza do seu artesanato e arte popular, riqueza e diversidade enogastronómica, abundância e diversidade de património natural, paisagístico e edificado, que constituem os principais instrumentos da estratégia do turismo local.

Com esta adesão, o Município vê assim o seu território adquirir uma nova chancela internacional, que constituirá seguramente uma adição à internacionalização da marca – Barcelos Cidade Criativa. Ao mesmo tempo que o Município irá poder usufruir de um apoio importante no desenvolvimento de ações de turismo criativo ao nível internacional, particularmente junto de agentes do setor do turismo no mundo e usufruir de um conjunto de serviços e benefícios de curadoria, consultoria, implementação e promoção internacional desta rede, em todos os seus futuros projetos de turismo criativo.

A Creative Tourism Network é uma organização internacional, fundada em 2010, com sede em Barcelona, entidade sem fins lucrativos e que tem por missão a promoção e o desenvolvimento do turismo criativo no mundo, na sua qualidade de ativo para o futuro da atividade e para a sustentabilidade do setor ao nível mundial, particularmente importante na medida em que o desenvolvimento do turismo já não significa apenas visitar e conhecer, acarreta também a procura constante por experiências únicas e de contacto com o mais autêntico dos territórios visitados.