Oposição de Barcelos reage ao abandono de reunião ordinária

Depois de abandonarem em bloco a reunião ordinária pública de sexta-feira, os vereadores da oposição, PSD, CDS-PP e BTF, começaram a reagir em comunicados. A oposição abandonou a sala de reuniões da Câmara Municipal de Barcelos por entenderem não estarem reunidas as condições para que a reunião decorresse de forma normal, após a chegada do Presidente Miguel Costa Gomes e dos restantes vereadores com pelouros atribuídos.

Através de um comunicado, a concelhia do PSD, presidida por José Novais, começou por explicar tudo o que levou ao abandono da sala, exigindo depois que “pela defesa da dignidade, estabilidade, confiança, credibilidade e normalização do funcionamento da Câmara Municipal de Barcelos desafiamos o Presidente da Câmara, o executivo e o Partido Socialista a devolverem a palavra aos Barcelenses através de eleições intercalares”.

O vereador do CDS, António Ribeiro, questionou, igualmente, a legalidade da situação e lamentou a «anormalidade» que diz reinar na Câmara de Barcelos, desafiando Costa Gomes a suspender o mandato enquanto decorrer o processo judicial em que é arguido.

Já Domingos Pereira, vereador do BTF, afirmou que com esta situação, “não há condições políticas objetivas” para que o executivo possa continuar a exercer o seu mandato. Afirmou, ainda, que está num momento de “avaliação pessoal”, no sentido de decidir se continua como vereador ou se suspende ou renúncia ao seu mandato.

O PS de Barcelos também reagiu à oposição garantindo a “ profunda convicção de inocência do Presidente Miguel Costa Gomes, reforçada pela decisão do Tribunal da Relação do Porto e o sentido de responsabilidade conferido pelos Barcelenses para fazer mais e melhor por Barcelos”.