Freguesias de Barcelos continuam na luta para recuperar ‘autonomia’

Várias freguesias do concelho de Barcelos estiveram reunidas na Maia, distrito do Porto, com a Plataforma Nacional Recuperar Freguesias.

As freguesias prometeram “voltar à luta” pela recuperação das autarquias extintas pelo Governo do PSD/CDS-PP, através de ações de sensibilização da população e da criação de petições. “As freguesias foram extintas, mas nunca será extinta a vontade de as repor”, assumem.

A plataforma explica que esta decisão foi tomada após uma reunião com representantes dos movimentos cívicos. A organização garante estar preparada para mobilizar todas as pessoas de Norte a Sul do país para, nas próximas eleições autárquicas, “penalizar nas urnas” os partidos políticos que nada fizerem para mudar o atual cenário.

A Plataforma Nacional Recuperar Freguesias envolve 31 movimentos cívicos de todo o país, o que representa 31 uniões de freguesias. O distrito de Braga tem 14 movimentos. No resto do país existem vários movimentos nos distritos de Faro, Viana do Castelo, Lisboa, Santarém e Porto.

Em junho, várias freguesias de Barcelos e Esposende estiveram à porta da Assembleia da República, em Lisboa.