NOS obrigada a retirar campanha 5G por “publicidade enganosa”

O organismo de Auto-Regulação Publicitária (ARP) ordenou a retirada da campanha ‘Uma Geração Sem Limites’, na qual a rede nacional NOS promove a 5ª Geração de Internet Móvel. A comissão autoritária considera que a mesma constitui uma “prática comercial enganosa”, pelo que “a sua divulgação deverá cessar de imediato e não deverá ser reposta, seja em que suporte for”.

A propósito de um novo tarifário de internet móvel, a NOS avançou em outubro com uma campanha de comunicação. A campanha motivou uma queixa da concorrente Meo junto do organismo de auto-regulação, acusando a campanha de publicidade enganosa, na medida em que “induz o consumidor em erro quanto às características a tecnologia utilizada, e que pode levar o consumidor a acreditar que a NOS lhe irá fornecer, no âmbito do tarifário anunciado, as velocidades e valências da tecnologia 5G, o que não corresponde à realidade”.

O arranque do 5G está previsto, de acordo com o cronograma da Anacom, para o final de junho de 2020, altura em que serão conhecidos os resultados do leilão de frequências que deverá ser lançado em abril do próximo ano.