62 mil euros mensais para mais de 80 entidades ligadas ao Apoio e Animação à Família

A Câmara Municipal de Barcelos aprovou, em reunião de sexta-feira, protocolos de colaboração com os nove agrupamentos escolares do concelho e 74 entidades gestoras das Atividades de Apoio e Animação à Família.

Constituídas por juntas de freguesia, associações de pais e instituições particulares de solidariedade social, os protocolos têm em vista a transferência das verbas necessárias à concretização daquelas atividades no ensino pré-escolar e que ascendem a cerca de 62 mil euros mensais.

A rede pública da educação pré-escolar integra a componente letiva e a componente não letiva, com ocupações de socioeducativas de apoio à família, assegurando um horário flexível e compatível com as necessidades dos pais e encarregados de educação, sendo estas de responsabilidade partilhada entre os municípios, os agrupamentos escolares, as associações de pais, as juntas de freguesia e as instituições particulares de solidariedade social.

Foram também aprovadas comparticipações financeira nas refeições escolares de 28 alunos dos jardins de infância e escolas do 1.º ciclo do concelho, um apoio financeiro à habitação social a duas famílias, no valor global de 21.887,00€ e um apoio à renda habitacional a 12 agregados familiares.

O executivo municipal aprovou ainda subsídios a sete freguesias, no valor global de 93 mi euros como comparticipação nas despesas de aquisição de terreno para cemitério, pavimentação e reperfilamento de ruas, drenagem de águas pluviais e obras em sede de Junta.