D. António Barroso trasladado para Panteão criado na Igreja Paroquial de Remelhe

Os restos mortais de D. António Barroso foram trasladados este domingo do cemitério de Remelhe para a Igreja Paroquial.

A cerimónia foi presidida pelo arcebispo de Braga, D. Jorge Ortiga, para além de estarem presentes o bispo do Porto e presidente da Comissão Episcopal Missão e Nova Evangelização, D. Manuel Linda.

O cortejo teve início às 16h e partiu da capela-jazigo do Cemitério Paroquial para o Panteão da Santa Marinha de Remelhe criado no interior da Igreja.

Na eucaristia, D. Jorge Ortiga lembrou o testemunho de vida de D. António Barroso e prometeu corresponsabilidade na causa de canonização “pedindo e dando a conhecer as graças que poderão resultar em possíveis milagres”.

A trasladação foi decidida depois de, em 16 de junho de 2017, ter sido publicado o decreto do Vaticano sobre as virtudes de António Barroso, confirmando que praticou, em grau heróico, as virtudes teologais da Fé, Esperança e Caridade, bem como as virtudes cardeais da Prudência, Justiça, Temperança e Fortaleza.

D. António Barroso nasceu em Remelhe em 1854 e faleceu em 1918. Esteve duas vezes exilado pelas suas posições frontais contra a separação de poderes entre a Igreja e o Estado.