Barcelos entre os 18 municípios que vão medir a Pegada Ecológica

Já são 18, os municípios que vão medir o impacto da atividade humana no consumo dos recursos naturais do planeta, através da Pegada Ecológica dos Municípios Portugueses, do qual Barcelos faz parte, desde outubro.

Até ao fim de 2020, cada um dos municípios que integram a iniciativa da associação ambientalista Zero – Associação Sistema Terrestre Sustentável e da Unidade de Investigação GOVCOPP da Universidade de Aveiro, deverá instalar a calculadora da pegada ecológica nos seus sítios web.

O cálculo do impacto dos habitantes dos municípios no consumo dos recursos naturais é feito tendo por base uma metodologia desenvolvida pela organização não governamental Global Footprint Network.

São agora 18 os municípios portugueses a contar com calculadora da pegada ecológica. Depois de, em Maio, Almada, Bragança, Castelo Branco, Guimarães, Lagoa e Vila Nova de Gaia terem sido os seis primeiros municípios a aderir ao projeto, juntam-se Barcelos, Águeda, Albergaria-a-Velha, Anadia, Aveiro, Estarreja, Ílhavo, Murtosa, Oliveira do Bairro, Ovar, Sever do Vouga e Vagos.

Com o objetivo de “alertar para o impacto que os hábitos de consumo têm”, a ambição do projeto Pegada Ecológica dos Municípios Portugueses é chegar “a todos os municípios”, sublinha a Zero.